Curso de Expressão Verbal

APAS 2011

 

A palestra motivacional desta quarta-feira (11 de maio) do Congresso de Gestão da APAS trouxe o tema “Como falar bem para liderar e negociar”, ministrado pelo professor e comunicador Reinaldo Polito.

A abertura foi feita pelo presidente da APAS, João Galassi, que cumprimentou todos os presentes, em nome de seu irmão Natal Galassi, e agradeceu a presença do palestrante. “Espero que estejam gostando dos nossos encontros. Quero fazer um convite especial ao meu professor, meu amigo, pessoa que mais me ensinou na área de comunicação, Reinaldo Polito, para vir conversar com vocês”.

De uma maneira bastante didática, Polito atraiu a atenção do expressivo público presente no auditório, falando sobre as inovações na comunicação.
Segundo ele, para termos credibilidade, dependemos de quatro requisitos: naturalidade, emoção, demonstração de conhecimento e conduta pessoal exemplar.

O segredo da eficiência na comunicação, ressalta Polito, é usar a técnica, preservando as características pessoais. “Um ensinamento precioso é brincar com as características físicas, com as gafes que temos”.

Conforme o palestrante destacou, é preciso falar com energia, entusiasmo e segurança. “A maneira natural e espontânea encobre os defeitos técnicos”, ressaltou.

Dicas

Polito deu dicas de comunicação, como cuidados com a voz (dicção, pronúncia, volume e velocidade da fala), falou sobre vocabulário e expressão corporal. “A regra é fazer apenas um gesto para cada informação predominante dentro da frase”.
Também mostrou dois vídeos: de um orador que comete erros primários de comunicação e de outro que encanta a plateia. Ao final, entregou um material com dicas para falar melhor e deixou uma mensagem: “Não se escravize, cada um tem a sua individualidade, sua forma de ser”.