Curso de Expressão Verbal

Araraquarense toma posse na Academia de Educação - Tribuna Impressa - jun/04

Araraquarense toma posse na Academia de Educação

O araraquarense Reinaldo Polito, colunista da Tribuna Impressa - sua coluna sai aos domingos, no caderno Comportamento-, tomou posse na Academia Paulista de Educação, no dia 24 deste mês, sucedendo o Padre Hélio Abranches Viotti na cadeira número 3, cujo Patrono é o Maestro Fabiano Rodrigues Lozano. A recepção foi feita pelo acadêmico Prof. Oswaldo Melantonio, considerado o principal professor de oratória durante os 50 anos em que esteve em atividade.
Diversas autoridades estiveram presentes à solenidade, dirigida pelo Dr. João Gualberto de Carvalho Menezes, Presidente da Academia, no auditório nobre do Centro do Professorado Paulista. Entre elas, o ex-ministro Almir Pazzianoto e o Professor Sólon Borges dos Reis, que foi vice-prefeito de São Paulo de 1994 a 1997.

No seu discurso de recepção, Oswaldo Melantonio disse que Reinaldo Polito é consagrado atualmente como o mais importante professor de expressão verbal de empresários, executivos, políticos e profissionais liberais do Brasil.
Em seu discurso de posse, Polito, que passa a ser o mais jovem titular da Academia, falou da vida do Padre Viotti, que faleceu aos 94 anos e foi o responsável pela defesa da beatificação do Padre Anchieta. Ao falar sobre os problemas da educação no Brasil, citou o descaso com que são tratados os professores nos dias atuais e também os textos que escreve no caderno comportamento do jornal Tribuna Impressa, relatando as histórias que conta sobre os antigos professores que teve em Araraquara, como homenagem e reverência à lembrança dos mestres.
Esta é a segunda honraria que o colunista recebe nos últimos seis meses, pois em dezembro do ano passado foi agraciado com o título de Cidadão Paulistano. Em agosto, ele recebe ainda o título de Cidadão São-Bernardense, pelos serviços prestados à educação daquela cidade do ABC paulista. (Da Redação)