Curso de Expressão Verbal

Atuaisnews.blogspot.com

 

Blog Atuais News

Reinaldo Polito frequentou o colégio, que deu origem à Uniara

O ex-aluno do antigo Colégio São Bento, que deu origem ao Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Reinaldo Polito, teve dois livros de sua autoria lançados na Rússia, pela Editora VES. São eles: “Como falar corretamente e sem inibições” (??? ???????? ????????? ? ??? ????????? – 352 páginas) e “Superdicas para falar bem em conversas e apresentações” (??? ????????? ?????????? - ?? ??????????? ?? ????. ?????-?????? – 144 páginas). Atualmente ele é membro da Academia Araraquarense de Letras.

O escritor explica que as publicações “ensinam a conversar e a falar em público, desde estruturação da fala, passando pelas técnicas da fala de improviso, leitura em público, uso de recursos de apoio, discursos de circunstância, como homenagens, agradecimentos, entrevistas, uso de recursos audiovisuais etc”.

A oportunidade do lançamento na Rússia se deu por meio de sua agente literária, Katia Schumer, que negociou a possibilidade na Feira de Frankfurt, na Alemanha, “onde são realizados os maiores negócios literários do mundo”. “Tive o cuidado de fazer uma versão muito boa em inglês de algumas das minhas obras. Essa providência facilitou bastante a publicação de livro numa língua tão diferente da nossa. Em português é muito difícil”, observa.

Os livros também são encontrados no Brasil, em na língua portuguesa e, segundo Polito, despertaram interesse dos russos pelo sucesso que conquistaram aqui, na Espanha, Itália e na Colômbia. “As vendas no Brasil foram impressionantes. Os dois venderam mais de 900 mil exemplares. O ‘Como falar corretamente e sem inibições’ ficou mais de três anos nas listas dos mais vendidos e o ‘Superdicas para falar bem’ foi um dos dez livros mais vendidos do país durante todo o ano de 2006”, destaca o escritor, que já lançou 21 obras na carreira.

De acordo com ele, o mercado externo tem sido muito promissor para suas publicações. “Quando escrevo, tenho o cuidado de não incluir exemplos muito regionais do nosso país e usar uma linguagem mais universal. Com isso fica mais simples penetrar com as obras em países tão diferentes como a Rússia. E está para sair na Itália a publicação do meus mais recente livro, ‘Conquistar e influenciar para se dar bem com as pessoas’”, comenta.

O coordenador do curso de Direito da Uniara e vice-presidente da Academia Araraquarense de Letras, Fernando Passos, saúda com muito entusiasmo o autor. “Tenho certeza de que Polito, ex-aluno da casa, fará uma carreira brilhante também no território russo”, declara.

Lembranças do Colégio São Bento de Araraquara
Polito foi aluno do Colégio São Bento de Araraquara em algumas séries do curso ginasial e no Científico. “Fui recepcionado pelo saudoso e queridíssimo Felipe, pai de Walter Mauro. Até hoje me lembro da sua simpatia controlando a fila dos que iriam se matricular: ‘requerimento, entreguem o requerimento’. Tive professores que me marcaram, como Machadinho, com seus óculos pendurados em apenas uma das orelhas, sua filha Alexandrina, professora de música, Marlene, uma professora de francês muito bonita, Palmira, de matemática e tantos outros de quem me lembro sempre com muita saudade. Também toquei pratos na Banda do São Bento, quando o maestro era o Ariosto. Naquela época, tocar na banda era o sonho de todo jovem”, recorda-se.

http://atuaisnews.blogspot.com.br/2014/01/escritor-que-estudou-no-colegio-sao.html