Curso de Expressão Verbal

Coisas muito legais para fazer com 1000 reais - Revista Meu Dinheiro - ago/01

Coisas muito legais para fazer com 1000 reais

Perder o medo de falar em público

A boca seca, as mãos suam, as palavras fogem. Enfrentar uma platéia costuma provocar horror na maioria dos mortais. Uma pesquisa realizada há alguns anos pelo jornal inglês Sunday Times com 3 000 americanos mostrou que para 41% dos entrevistados o pior medo que poderiam enfrentar era o de falar em público. Ganhava até do medo de morte (19%). Exageros à parte, é mais do que normal sentir-se inseguro ao fazer uma apresentação. Um problema que pode - e muito - atrapalhar a sua carreira.

Nada que um bom curso de oratória não resolva, por menos do que você imagina. No Instituto Reinaldo Polito, de São Paulo, por exemplo, você paga 793 reais por 15 horas de aula - normalmente divididas em dois dias. O curso é dado para grupos de 15 pessoas e inclui três livros e três CDs que podem ser usados para revisões. 'Mais de 90% dos alunos que fazem meu curso querem perder o medo de falar em público', diz Reinaldo Polito, que tem 11 livros publicados sobre o assunto (os demais querem aprender a fazer uma apresentação convincente, a falar de improviso e a reter a atenção da platéia, entre outras coisas).

No Rio de Janeiro, o curso Voz e Fala na Comunicação, de Glorinha Beuttenmüller, dura 12 horas (com aulas semanais) e custa 950 reais. 'Eu dou um enfoque psicológico ao curso', diz Glorinha, que já deu aula para nomes como Fernanda Montenegro e Irene Ravache. 'Muitas vezes a dificuldade vem da falta de confiança em si mesmo.'

Fora do eixo São Paulo-Rio, os preços caem bastante. Em Maceió, por exemplo, o professor Carlos Conce dá um curso em grupo de 20 horas cujo preço é de 150 reais. As aulas individuais saem por 100 reais cada uma. E, em Belo Horizonte, o professor Olto Mariano cobra 200 reais por um curso com duração de 8 horas.

Em geral, em todos os cursos as aulas são filmadas para que os alunos consigam perceber os seus erros e corrigi-los.

Laura Somoggi
ONDE ENCONTRAR:
Reinaldo Polito - tel. (11) 6168-7595