Curso de Expressão Verbal

Diário do Nordeste On line - mai/01

A arte de falar em público

Não importa o grau de especialização, o nível de afinidade com o tema ou a experiência profissional. Na hora de empunhar o microfone para se apresentar em público, a sensação é sempre a mesma: temor de não ser compreendido, receio de parecer superficial, vergonha de encarar uma legião de ouvintes ávida por grandes informações.

Os interessados em driblar o constrangimento e aperfeiçoar a oratória podem conferir a palestra 'Falar em Público: Uma Habilidade Obrigatória para o Crescimento Profissional', que será ministrada por Reinaldo Polito, amanhã, às 19h30, no Centro de Convenções Edson Queiroz. Autor de inúmeros livros sobre o tema e conferencista de renome internacional, Polito especializou-se no treinamento de empresários, executivos, políticos e profissionais liberais - desde 1975, é responsável pela formação de 1,2 mil alunos/ano, em média.Graduado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas, Polito é especialista em Comunicação Social e Administração Financeira. Durante vários anos, atuou como professor de expressão verbal para professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA). Entre os títulos publicados pelo palestrante, destacam-se 'Como Falar Corretamente e Sem Inibições', 'Vença o Medo de Falar em Público', 'Gestos e Postura' e 'Assim é que se Fala'.'Poucas pessoas sabem estruturar o raciocínio de forma ordenada quando precisam se apresentar em público. O fato mais interessante, entretanto, é que, de todas as habilidades necessárias para desenvolver bem a comunicação verbal, organizar a fala para expor com acerto o conteúdo da mensagem é uma das que mais facilmente podem ser apreendidas', ressalta o guru da oratória.

A palestra que será ministrada em Fortaleza é parte dos serviços prestados às comunidades acadêmicas, estudantil e empresarial pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), organização filantrópica e sem fins lucrativos, cujo objetivo central é promover programas de treinamento e estágio para estudantes de nível médio e superior.

As inscrições para o evento são gratuitas - após a conferência, todos os participantes receberão um exemplar do livro 'Assim é que se Fala - Como Organizar a Fala e Transmitir Idéias', numa edição especial da Editora Saraiva, que inclui um exclusivo CD Áudio com uma aula de Reinaldo Polito. Sucesso de vendas dentre as publicações do gênero, o volume apresenta um estilo simples, direto e descontraído, que torna sua leitura acessível, motivando o leitor a finalizar o conteúdo da obra.

A exemplo de outros títulos do catálogo do autor, 'Assim é que se Fala - Como Organizar a Fala e Transmitir Idéias' freqüenta a lista de best-sellers de muitas livrarias - originalmente lançado em 1999, a obra já está próxima de sua 20ª edição.