Curso de Expressão Verbal

GoWhere - out/08

Um personal para falar melhor

Reinaldo Polito, o maior especialista do Brasil no ensino da expressão verbal, dá dicas valiosas às pessoas que precisam se apresentar em público e podem alcançar o sucesso através da boa comunicação

Falar com segurança e desembaraço em público é um dos grandes desafios de pessoas que ocupam importantes cargos e cuja retórica é instrumento de trabalho. E pensando neste público, Reinaldo Polito, profissional especializado no ensino das técnicas de comunicação, desenvolveu a atividade de personal coaching, visando orientar ao público como alcançar o sucesso através de um bom discurso e uma boa comunicação. Polito é Mestre em Ciências da Comunicação, autor de 17 livros, com mais de um milhão de exemplares vendidos, no Brasil e exterior, e utiliza seus 33 anos de experiência para preparar líderes de diferentes setores, como importantes executivos, políticos e profissionais liberais. Foram seus alunos ministros, governadores, senadores, atletas, campeões olímpicos, presidentes e vice-presidentes das maiores empresas nacionais e internacionais.

Comunicação personalizada
O treinamento particular é bem livre, sem programa determinado. Segundo Polito, cada pessoa deve ser orientada a partir de suas características, estilo, potencial e necessidades específicas.
Para ele, a boa comunicação oral não deve se submeter ao carimbo de certo e errado, pois o que pode ser considerado um defeito na maneira de falar de determinada pessoa, pode ser vista como qualidade em outra. A orientação personalizada permite que, em algumas horas, um executivo se transforme em excelente comunicador. Na maioria dos casos, em apenas três horas, que é a metade da duração normal do treinamento, uma pessoa está apta a enfrentar platéias e transmitir a sua mensagem com sucesso.

Conversa espontânea
E o processo de aprendizagem desenvolvido por Polito é simples, mas bastante eficaz. Durante alguns minutos o professor conversa com o aluno sobre assuntos relacionados à família e à vida profissional. Quando o aluno está bem à vontade, sem preocupação de estar ou não sendo avaliado, o especialista identifica a comunicação natural e espontânea que deverá ser usada também para falar em público. 'Nessa conversa, observo a velocidade da fala, o jeito de fazer a pausa, o tipo de vocabulário, o tamanho e a intensidade do gesto etc. Na simulação, quando o aluno consegue falar na tribuna, diante do microfone e da câmera filmadora, da forma como se comportou na conversa informal, com pequenos ajustes e a adição de técnicas simples, está resolvido o problema da comunicação', diz Polito. Nas seis horas de treinamento, são aperfeiçoados aspectos relacionados à voz, ritmo, expressividade da fala, vocabulário, expressão corporal e ordenação e concatenação lógica do pensamento. Ao final do curso, o aluno está preparado para falar de improviso, apresentar projetos, proferir palestras, participar de reuniões e de processos de negociação. Os exercícios e orientações do professor são gravados em DVD, que fica com o aluno para que ele reveja o curso quantas vezes desejar.