Curso de Expressão Verbal

Perca o medo de falar em público - Correio Braziliense - ago/99

 

Perca o medo de falar em publico

Tudo o que você sempre quis saber sobre o que há de novo na área de recursos humanos, mas não tinha acesso, vai se realizar. O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o Correio Braziliense promovem, a partir deste mês, ciclos de palestras com profissionais da área de RH. Todo mês será abordado um tema diferente. E o melhor: para participar não é preciso pagar nada.
A abertura será na quarta feira às 8h30, com o professor Reinaldo Polito.

O tema, que muita gente considera apavorante, é Falar em público - Uma habilidade obrigatória para o crescimento do profissional. Segundo Polito, esse pavor contagia mais gente do que se pensa. O que diferencia um orador do outro, segundo ele, é a capacidade de controlar a adrenalina que invade o organismo nestas horas.

Reinaldo é dono da maior escola de oratória da América Latina, o Curso de Expressão Verbal Reinaldo Polito, que já formou mais de 30 mil pessoas em 22 anos de existência. 'No curso, as pessoas aprendem a falar em público com a naturalidade de quem fala com os amigos', afirma.
O professor, formado em Economia e Administração de Empresas, credita a própria desenvoltura às experiências ao longo da vida (recitava poemas na escola, foi orador, militou no movimento estudantil a até participou de teatro amador). 'Primeiro você tem de saber qual é seu público. Depois adapte o discurso', simplifica.

Entre os milhares de segredos de como falar bem, Polito adianta quatro características do bom orador: naturalidade, emoção, domínio de conteúdo e conduta pessoal de acordo com o discurso. 'Muitos se preocupam com a voz', observa. 'Na realidade, é a personalidade que conta. Mesmo um orador com voz de taquara rachada pode garantir o sucesso na apresentação. Basta ter credibilidade.

As palestras promovidas pelo CIEE/Correio são abertas ao público em geral, mas as vagas são limitadas. Por isso, os interessados devem se apressar e fazer logo a inscrição. 'O objetivo é trazer os novos conceitos e idéias ligados ao RH para os profissionais de Brasília', explica Moisés do Espírito Santo Júnior, gerente regional do CIEE. Além de não pagar nada na palestra da quarta-feira, o participante ainda receberá de graça o livro Assim é que se fala, de autoria do próprio Polito.