Curso de Expressão Verbal

Reinaldo Polito é o mais novo articulista do Jornal O Imparcial - O Imparcial - 06 fev 2012

Reinaldo Polito é o novo articulista de O Imparcial
06/02/2012 - 16h52min

Reinaldo Polito é o mais novo articulista do Jornal O Imparcial. Autor de 20 livros que venderam mais de um milhão de exemplares tratará em sua coluna de temas ligados à comunicação, comportamento e carreira. Nesta entrevista ele conta um pouco da sua experiência e de como abordará os assuntos de sua especialidade.

 

O Imparcial: Qual é sua especialidade?

R. Polito: Sou professor de Expressão Verbal. Há 35 anos ensino empresários, políticos, executivos e profissionais liberais a falar em público.

 

O Imparcial: Quais são seus livros mais importantes?

R. Polito: Dizer que um livro é mais importante seria quase como dizer que gostamos mais de um filho que de outro. Dos 20 livros que escrevi cinco entraram para as listas dos mais vendidos. Os dois de maior sucesso são “Como falar corretamente e sem inibições”, com 111 edições e mais de 500 mil exemplares vendidos; e “Superdicas para falar bem em conversas e apresentações”, com 325 mil exemplares publicados e um dos dez livros mais vendidos no país durante todo o ano de 2006.

 

O Imparcial: Já teve algum livro publicado no exterior?

R. Polito: Várias das minhas obras foram publicadas em países como Itália, Espanha, México e Colômbia. Na Itália sou coordenador da série I Superconsigli publicada pela Editora Italianova.

 

O Imparcial: Além dos livros, tem alguma outra atividade como escritor?

R. Polito: Sou colunista semanal do UOL há cinco anos e escrevo para as revistas GoWhere Business e Ser Mais.

 

O Imparcial: Qual sua ligação com Araraquara?

R. Polito: Nasci, fui criado e vivi em Araraquara até os meus 21 anos. Minha mulher, Marlene Theodoro também é araraquarense. Muitos dos meus livros foram escritos aqui nos períodos de férias.

 

O Imparcial: Qual sua formação?

R. Polito: Sou Mestre em Ciências da Comunicação, também tenho pós-graduação em Administração Financeira e em Ciências Sociais. Cursei duas faculdades, Ciências Econômicas e Administração de Empresas.

 

O Imparcial: Ministra cursos em alguma universidade?

R. Polito: Sou professor em dois cursos de pós-graduação na ECA-USP: Marketing Político e Gestão Corporativa. Na FECAP ministro aulas no MBA.

 

O Imparcial: Antecipando um pouco o que será tratado em sua coluna, quais são os erros mais comuns que as pessoas cometem ao falar em público?

R. Polito: As maiores falhas são a falta de ordenação lógica do raciocínio e a inadequação da mensagem ao tipo de plateia que irão enfrentar.

 

O Imparcial: O que os leitores de O Imparcial poderão esperar dos seus artigos?

R. Polito: Vou dar dicas práticas para que o leitor possa aplicar no seu dia a dia. Abordarei os temas de maneira didática para que todos aprendam com facilidade a falar de forma correta e desembaraçada.

 

O Imparcial: Suas palavras finais.

R. Polito: Estou muito feliz com a oportunidade de escrever para um jornal tão tradicional e conceituado como O Imparcial. Tenho certeza de que essa parceria será mantida por muitos anos.