Curso de Expressão Verbal

Reinaldo Polito ensina a falar bem - Revista Em Ação - jul/00

Reinaldo Polito ensina a falar bem

Em nenhuma outra época foi tão evidente a procura das pessoas por aprender a falar bem, seja para platéias - o mais temido de todos os desafios do aprendiz de orador em reuniões de trabalho, para falar de aumento com o chefe ou declarar seu amor a alguém. A sensação de que o pensamento não sai e de não conseguir se posicionar bem oralmente consome de medo dos mais tímidos ao mais desavergonhado dos homens em determinados momentos da vida.

O economista Reinaldo Polito que esteve na CBL recentemente para dar um curso aos empregados da divisão Comercial, é uma referência nacional quando o assunto é 'ensinar a falar bem'. Ele garante ter reunido, em mais de duas décadas de estudo, um arsenal de truques capaz de transformar qualquer pessoa boa oradora. Ele tem nove livros sobre o tema, mas o ultimo 'Como Falar Corretamente', está na 'zilhonésima' edição e ainda é disputado aos tapas nas livrarias. Como o Polito está cada vez mais sendo procurado para falar sobre o assunto, o Em Ação aproveitou sua passagem para pedir-lhe algumas dicas essenciais para o público da Caterpillar. Polito afirma em seu curso que 'quem aprende a se comunicar diante de um auditório cheio aprende também a falar com qualquer outra pessoa'. Essa necessidade, diz Polito, era antigamente uma responsabilidade apenas do padre, do professor, advogado, jornalista e político, que acabavam se desenvolvendo, com ou sem medo. 'Hoje, muito mais pessoas precisam saber falar corretamente mesmo sem Ter experiência para organizar as idéias e encarar seu público, por isso, há tanta gente procurando por ajuda', afirma.

A importância de aprender a falar bem
'Saber se expressar é pré-requisito hoje em dia e não necessidade apenas de quem precisará discursar em cima de um palco. Perceba que as pessoas bem sucedidas geralmente sabem falar bem. Expressar-se com talento é valido para qualquer situação pois todos precisam saber negociar, argumentar e discutir. A pessoa articulada, com idéias organizadas, voz bem colocada e expressão corporal condizente com o conteúdo da fala pode tudo. Ela passa credibilidade e inspira confiança.'

As técnicas mais importantes
'Aprenda a organizar as idéias, se expor, praticar mais as falas e, principalmente, a se conhecer melhor. Normalmente ao encarar uma platéia, a pessoa acha que todos estão lá para conspirar contra ela, o que não e verdade, pois o público sempre é receptivo' afirma Polito. Seu treinamento na Caterpillar salientou aos participantes as qualidades de cada um, seus pontos positivos, as técnicas de comunicação utilizadas por eles e forneceu a segurança necessária para se falar bem, com naturalidade e conteúdo. 'É fácil parecer vazio e vulnerável quando não se domina o assunto de que vai se tratar. Falar bem e falar de forma apropriada a capacidade de compreensão do interlocutor' indica. Outras técnicas importantes de Polito para falar bem são pronunciar corretamente as palavras, falar com boa intensidade e boa velocidade, impor ritmo, alterando a altura e a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes e falar com emoção e envolvimento sobre o assunto. Também é recomendado ter cuidado com a gramática e postura física correta..