Curso de Expressão Verbal

Seja um ótimo orador

Sinopse

O Prof. Reinaldo Polito irá orientá-lo em como melhorar a voz e a dicção, ampliar o vocabulário, eliminar os tiques e maneirismos, aprimorar a postura, a gesticulação e a comunicação facial, e usar bem o microfone.

Ensinará também como você deverá falar numa emissora de rádio, diante das câmeras de televisão e como dar entrevistas para jornalistas da mídia escrita.
Você também encontrará um guia com modelos práticos para prestar ou receber homenagens, apresentar oradores, entregar prêmios e fazer despedidas.
Um verdadeiro curso para falar em público e dar entrevistas para a imprensa, com proposta de trabalho, exercícios de fixação e questionário de auto-avaliação.

 

Prefácio

'O homem que não sabe expressar seus pensamentos está no mesmo nível daquele que não sabe pensar'

Benjamin Franklin

Quando conheci o Reinaldo Polito, já trabalhava há alguns anos em rádio e TV. Ouvia sempre excelentes referências em relação a seu curso, a ponto de, mesmo me considerando dotado de todos os conhecimentos sobre o assunto, resolver procurá-lo. Combinei um curso individual, que durou algumas semanas. Resultado: eu 'achava' que sabia... O Polito me ensinou uma série de técnicas que eu sequer imaginava que existissem. Quando terminei o curso, era outro homem. Assimilei técnicas importantíssimas no que tange a postura, impostação de voz, dosagem da emoção nas palavras, enfim, aprendi, de fato, a ser um orador.

Quem nos dera todos os homens públicos tivessem a humildade de procurar o curso do Polito... Não garanto que a política se tornasse mais virtuosa, mas, sem dúvida, seria bem menos monótona. Isso lembra-me Jânio Quadros, um dos mais geniais oradores que o Brasil já possuiu. Assistindo a um discurso dele em uma cidade do interior, vi como ele magnetizou a platéia por uns quarenta minutos. Quando encerrou, foi delirantemente aplaudido pelo povo humilde que o ouvia. Na saída, ouço um cidadão comentar com outro: 'Olha, não entendi nada, mas como esse homem fala bem! Vou votar nele...'.

Vale a pena estudar este livro redigido pelo Polito. Que ninguém se iluda - como ocorreu comigo - em achar que já sabe tudo. Há muito por aprender para qualquer um de nós, jornalistas, homens públicos, empresários, executivos, professores, enfim, todos aqueles que necessitam usar da palavra para o bom exercício de suas profissões. Como jornalista, posso assegurar que a parte que trata do relacionamento com a imprensa é excelente e espelha exatamente como se dá o diálogo entrevistado-entrevistador.

No mais, não sei por que o Polito precisa de prefácio. Seu nome em si, sua reputação como o melhor professor de expressão verbal no Brasil, dispensa apresentações ou recomendações. Sou o primeiro a adquirir cada nova obra sua. Aluno aplicado, sei que sempre tenho muito a aprender com seus ensinamentos. Nada mais tenho a acrescentar ao que já afirmei. Leiam esta obra com atenção e cheguem à mesma conclusão que eu. O Polito é realmente O MELHOR!

João Mellão Neto

João Mellão Neto, jornalista, é deputado federal e ex-ministro do Trabalho e da Administração.