Curso de Expressão Verbal

SUA CARREIRA - Revista Época - jun/06

SUA CARREIRA

Max Gehringer

O que eu preciso fazer para perder o medo de falar em público? Eu fico apavorada quando tenho de fazer uma apresentação.

SILMARA, CAMPINAS, SP

Esse é um mal que aflige, pelo menos, metade das pessoas que trabalham em empresas. E mostra uma séria dissonância entre o que se aprende nas escolas e o que é necessário na vida real. Embora a habilidade de fazer boas apresentações seja tremendamente importante para uma carreira profissional, as faculdades não se preocuparam, até hoje, em incluir aulas de oratória em seus currículos.

Olhando pelo lado positivo, qualquer pessoa que consiga se expressar bem numa roda de amigos não terá problemas para se apresentar diante de uma platéia. E apenas uma, em cada mil pessoas, tem algum impedimento real, que requeira uma consulta com um fonoaudiólogo. O restante, simplesmente, tem receio de se sair mal. E, aí, trava. Os sintomas são aqueles que muitos já experimentaram: ansiedade, mãos frias, suores, tremores e 'brancos' de memória.

Eu mesmo passei por péssimos bocados em meus primeiros anos como executivo. E, após cada apresentação malsucedida, eu tentava me consolar, pensando o que muita gente pensa: 'Eu não nasci para falar em público, e ponto final'. Esse erro me custou muitas noites maldormidas, antes e depois das apresentações. Minha vida começou a mudar quando me convenci de quatro coisas: (1) estou falando em meu idioma, (2) estou falando sobre um assunto que domino, (3) estou falando para uma platéia que não entrou na sala disposta a me vaiar assim que eu começar a falar, (4) não vou poder me esconder a vida inteira, portanto tenho de enfrentar a situação.

Um bom sintoma de que uma multidão vive a mesma situação que eu vivi é o sucesso de um livro que está na lista dos dez mais vendidos desde que foi lançado, há quase um ano: Superdicas para Falar Bem, do professor Reinaldo Polito. Há, também, cursos de expressão verbal, para quem pode pagar. No fim, esses livros e cursos acabam mostrando o óbvio: o medo de falar em público é irracional. Ou seja, muita gente, como a Silmara, está sofrendo à toa. De todos os problemas que podem afetar uma carreira, esse é um dos mais fáceis de resolver. E o primeiro passo é acreditar que o problema só existe porque nós mesmos o criamos.

Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você - Cursos