Curso de Expressão Verbal

Técnicas de oratória ajudam políticos transmitir credibilidade; ouça Reinaldo Polito

12/10/2008 - 08h30

da Folha Online

A imagem do político é desgastada, por isso candidatos precisam transmitir credibilidade em seus discursos. Aqueles que têm dificuldade em se expressar, recorrem a cursos que ensinam como falar melhor em público.

O professor de oratória Reinaldo Polito, que há 33 anos ensina políticos a se apresentarem, diz que para passar convicção ao eleitor, o político precisa ser natural ao falar. O palestrante afirma que ao conseguir unir naturalidade e emoção, se consegue a atenção do público.

Reinaldo Polito

'O político não pode só passar a mensagem, ele precisa envolver as pessoas para que estas fiquem animadas em votar no seu nome. Por isso, além da naturalidade, é importante que ele fale com bastante energia, vibração e entusiasmo, porque se ele não demonstrar interesse pelo assunto que está transmitindo, não irá despertar a atenção do eleitor', explica.

Segundo o professor, para falar de improviso é preciso saber que não se comenta temas desconhecidos. 'As pessoas imaginam que basta chegar na frente de um grupo que a inspiração vai fazer com que toda mensagem apareça', declara.

Os políticos se apresentam em lugares diferentes e circunstâncias distintas, por isso ele pode ser surpreendido com um assunto que não domina.

'O que faz um político experiente e o que a técnica de comunicação indica a ele? Que comece falando sobre um assunto que conheça com profundidade. Depois, encontre uma forma de fazer uma ligação com aquele tema que precisa apresentar. Como vai demonstrar conhecimento sobre o primeiro tema, ele vai passar a impressão de que o conhecimento seja sobre o tema todo', declara.

O professor explica que falar em um tom mais alto, pronunciar bem as palavras, alternar o ritmo da fala, ter uma gesticulação coerente com a inflexão de voz, torna o conjunto harmonioso.

De acordo com o Reinaldo Polito, também é preciso fazer uma avaliação do que o eleitor quer ouvir. 'Não estou dizendo que é para o politico para mentir, e sim, dentro do repertório de informações que vai transmitir, escolher a que vai mais ao encontro dessa expectativa',

http://media.folha.uol.com.br/brasil/2008/10/10/reinaldo_polito-tecnicas_oratoria_ajudam_politicos.mp3