Curso de Expressão Verbal

Uol - jul/08

Pronto para a entrevista de emprego: faça o teste e corrija as falhas

Esses poucos minutos da conversa com o entrevistador definem se você voltará aos anúncios no dia seguinte ou se terá um novo registro na carteira de trabalho. Temida por muitos, a entrevista é um momento-chave na busca por um emprego.

Antes do dia D, treinar em casa, com um amigo ou parente, pode ajudar. Quem já tem passou por várias experiências leva alguma vantagem ao enfrentar o recrutador, pelo simples fato de já saber um pouco sobre as expectativas.

Se não encontrar um parceiro para a empreitada, tente uma ferramenta virtual, como a elaborada pela revista Você S/A - que pode eliminar os erros dos experientes e evitar os dos iniciantes. Nesse teste, você lê as perguntas, dá as respostas e depois verifica se você está de acordo com o que se espera.


Faça a sua entrevista virtual
Você já se deu mal na entrevista? Ou arrebentou?


Uma dica na elaboração das respostas: nada de inventar histórias. Se você falar de atividades que não fez ou mencionar habilidades que não tem, o recrutador vai descobrir , porque ele é treinado para detectar isso.

O modo como você responde também conta. Nada de brincadeirinhas e piadas, alerta o palestrante Reinaldo Polito, que ensina técnicas de expressão verbal e já abordou o tema em uma de suas colunas do UOL. Ele aconselha: 'conversar de forma cordial, sem ser engraçadinho. Fale com educação, sem se colocar em posição de desvantagem. Ouça com atenção, sem excesso de intimidade. Vá direto ao assunto, sem secar a conversa'.

Detalhes importantes
A entrevista começa mesmo antes da conversa, com a apresentação entre candidato e recrutador. Portanto, não se esqueça do aperto de mão. Uma pesquisa da universidade norte-americana de Iowa diz que, com um cumprimento firme, o candidato consegue passar uma boa impressão, mostrando sua individualidade.

Nessas horas, o guarda-roupa tem de ser um aliado, não um inimigo. A escolha do modelito depende do perfil da empresa recrutadora - se é tradicional ou mais descontraída. No entanto, as roupas sempre devem ter funcionalidade e passar uma imagem que atraia respeito. Confira sobre o visual mais adequado para as mulheres e para os homens no ambiente de trabalho.