Curso de Expressão Verbal

VII Congresso da Mulher Advogada

Jornal do Advogado

maio de 2009

Ao longo de dois dias, mais de 800 advogadas de todo o Estado de São Paulo trocaram experiências e participaram de palestras durante o VII Congresso Estadual da Mulher Advogada, ocorrido nos dias 29 e 30 de maio no Novotel Jaraguá. Ao final, foi aprovada uma carta com metas a serem alcançadas pelas mulheres advogadas, entre elas a igualdade salarial com seus colegas homens.

A abertura do evento foi feita pelos presidentes da OAB-SP e da CAASP, respectivamente, Luiz Flávio Borges D’Urso e Sidney Uliris Bortolato Alves, pela vice-presidente da OAB-SP, Márcia Regina Machado Melaré, pela diretora adjunta da mulher advogada, Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, e pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Helena Maria Diniz.

Dez palestras foram proferidas. O tema 'Saúde integral da mulher' foi exposto por Eduardo Blanco Cardoso e Lucia Maria Bludeni. A deputada Rosmary Corrêa e a presidente do IASP, Maria Odete Duque Bertasi, discorreram sobre 'Violência doméstica'. O tema 'Assédio moral e sexual no trabalho' ficou a cargo de Gerson Shiguemori. Fabíola Marques falou sobre 'Proteção ao trabalho da mulher' e Ivone Engelmann abordou 'A terapia do riso'. A conselheira Ivette Senise Ferreira desenvolveu o tema 'O direito e as questões éticas da atualidade'. O desembargador Rizzatto Nunes brindou as advogadas com a exposição sobre 'O marketing contemporâneo e a mulher consumidora'. A ministra do STJ Maria Thereza Rocha de Assis Moura tratou do 'Papel da mulher no Judiciário' e Reinaldo Polito finalizou com uma concorrida palestra sobre 'Oratória para advogadas'.