< Página Anterior

03 jul 2018

Afiando as garras para o debate político

Agora está começando a época dos debates políticos. Esses
eventos atraem mais a atenção dos eleitores do que os programas
eleitorais gratuitos veiculados pelo rádio e pela televisão.

Muitos candidatos ficam apavorados quando recebem o convite para debater com seus adversários. Alguns porque se sentem despreparados e sem condições de falar sobre os temas da campanha com maior profundidade, pois é diferente falar no estúdio, com o texto preparado quase sempre pelos assessores, bastando apenas fazer a leitura para gravar, do que ter que construir a mensagem na hora de falar, respondendo às perguntas dos outros debatedores, ou dos jornalistas, que conhecem suas deficiências e como atacar os pontos mais vulneráveis.

Outros porque, mesmo estando preparados para falar dos assuntos que poderiam ser debatidos, se sentem intimidados por precisarem ficar frente a frente com o adversário e enfrentar às vezes uma personalidade combativa, ou até muito agressiva. Geralmente os debates se constituem em uma arma poderosa para os candidatos que se encontram em posição desvantajosa nas pesquisas eleitorais, pois se saírem melhor do que os adversários poderão conquistar pontos importantíssimos para reverter a situação.

DICAS PARA PARTICIPAR DO DEBATE

Prepare-se, prepare-se e prepare-se
Dedique o máximo de tempo possível para se preparar para o debate.Reúna-se com seus assessores e discuta todas as questões que poderão surgir.Não negligencie nenhum aspecto.Repita diversas vezes os pontos mais importantes.Se você agiu corretamente deve possuir a gravação com os discursos de todos os adversários.Analise ponto por ponto e treine as respostas com diversos enfoques, para que no momento do debate, dependendo do clima, possa tomar a atitude mais apropriada.

Mantenha a serenidade
Mesmo que seja atacado de maneira agressiva não perca a calma e procure manter a tranqüilidade.Assim, poderá conquistar a simpatia e a solidariedade de quem o estiver assistindo.
Ao perceber que a intenção do adversário é provocá-lo, antes de responder com as palavras responda com o semblante, como por exemplo sorrindo para demonstrar que percebeu que a intenção do outro candidato era a de agredi-lo. A ironia leve também pode funcionar muito bem nessas circunstâncias.
Ao iniciar a resposta fale com voz firme, pausada e sem demonstrar irritação. Esta atitude mostrará que está convicto da mensagem.

Ataque os pontos fracos do adversário
Assim como o adversário irá tentar miná-lo nos seus pontos mais vulneráveis, você deverá agir da mesma maneira. Faça uma lista dos aspectos desfavoráveis do candidato – pode ser a sua falta de experiência, sua atuação negativa como pessoa pública, ou qualquer detalhe que possa embaraçá-lo e perturbar sua confiança.O objetivo é demonstrar que o comportamento do adversário não dá respaldo às palavras que ele utiliza. Se o debate for pela televisão fale com semblante sereno sempre olhando para a câmera, como se estivesse conversando com pessoas amigas na sala de visitas da sua casa. Se outro candidato começar a falar com o intuito de interrompê-lo não desvie os olhos na sua direção, porque a câmera poderá acompanhar o seu movimento e passar a focalizá-lo, tirando-o do vídeo. Se julgar muito importante dar a resposta, faça-o ainda olhando para a câmera.

Use o programa do partido
Não existe melhor argumento do que aqueles que já foram determinados no programa do partido.Dê uma boa olhada e verifique como todos os temas estão lá: educação,saúde,habitação,transporte, enfim, se o programa foi bem elaborado deverá possuir soluções para todos os problemas da comunidade…
Quando você se vale do programa para dar uma resposta, suas palavras terão mais credibilidade, porque suas intenções não estão sendo inventadas naquele momento, mas sim meditadas e planejadas com antecedência.E se você abraçou a filosofia do partido se filiando a ele é porque também concorda com o programa.

Reinaldo Polito
nº 10

Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você – Cursos
“Terminantemente proibida a reprodução sem autorização expressa do autor”

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA