< Página Anterior

16 abr 2024

Ao anunciar bebê real, príncipe Harry mostrou que não sabe falar em público

O príncipe Harry talvez seja uma das pessoas mais queridas e admiradas da Inglaterra. Com seu jeito meigo, irreverente e quase descompromissado foi ao longo da vida conquistando a simpatia não só dos ingleses como também do mundo todo. Casado com a também simpática Meghan Markle, Duquesa de Sussex, formaram um casal perfeito para a realeza.

Ao comunicar o nascimento do filho, nesta segunda-feira, dia 6, o príncipe demonstrou muita alegria, mas também deixou claro que precisaria aprimorar seu desempenho para falar em público. Ao se apresentar diante dos jornalistas se mostrou muito tímido e acanhado.

Nos poucos segundos em que se postou diante do microfone, deixou claro que que não fica nem um pouco à vontade quando precisa se expressar diante de um grupo de pessoas. Em poucos segundos, para dar a notícia e falar da sua felicidade o príncipe deu inúmeros sinas de que estava constrangido:

– Passou praticamente o tempo todo esfregando as mãos e voltando muito rápido à posição de apoio depois de gesticular. Esses são sinais de que a pessoa está desconfortável e não sabe bem como se comportar quando fala em público.

– Falou para dentro, com voz sumida. Quando alguém não está seguro para se expressar diante das pessoas a tendência é a de falar baixo, com volume que chega a ser inaudível.

– Usou quase dez ããã durante as pausas, dando assim sinais evidentes de que estava com dificuldade para encontrar as palavras que pudessem corporificar seus pensamentos.

Inspirações

O príncipe continua sendo visto como simpático e muito admirado por todos, mas poderia seguir o exemplo da mãe Ladi Di, que, mesmo sendo muito admirada, se submeteu a um intenso treinamento para falar em público.

Ou ainda de um seu antecessor que também ficou para a história, o Rei George 6º, que protagonizou a personagem principal no filme “O discurso do rei”. Nesse caso específico, a situação foi ainda pior, pois o rei era muito gago, e, por isso, precisou recorrer a um professor de comunicação para conseguir fazer um discurso extremamente importante.

Por um ou outro motivo, seguindo a tradição da família, não custaria nada ao príncipe investir na sua comunicação.

Texto publicado originalmente no site Uol

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA