< Página Anterior

28 mar 2024

Atualidade se explica com retrospecto

Esta informação é novinha em folha. É? Então tome muito cuidado porque se você transmiti-la diretamente ao ouvinte sem uma boa orientação, provavelmente, ele terá dificuldade para entender. Lembre-se de que nem sempre o ouvinte está devidamente preparado para receber a mensagem. De maneira geral, precisamos orientá-lo para que se situe com relação ao assunto que iremos expor.
No caso de informações novas, modernas, atuais, recentes, se perceber que a platéia teria dificuldade para compreender a mensagem, você precisará ajudar os ouvintes. Para facilitar a compreensão das pessoas quando as informações se constituírem em novidade, poderá fazer um retrospecto, falar do passado, contar como foi que tudo aconteceu, até chegar ao momento presente. Quando o ouvinte sabe como foi que o assunto evoluiu ao longo do tempo, acompanhando as etapas das transformações ocorridas, naturalmente ele entenderá o significado da nova mensagem que você irá comunicar.

Por exemplo, se você tiver de falar sobre um equipamento que produz caixas automaticamente, para que os ouvintes entendam com mais facilidade a mensagem e os benefícios dessa automatização, seria conveniente fazer um histórico, contando como funcionavam as primeiras máquinas, quando as caixas eram fabricadas quase que artesanalmente, que tipo de problemas apresentavam, quais os aprimoramentos que receberam nos anos que se seguiram, até chegar aos dias de hoje. Essa história fará com que as pessoas fiquem interessadas em saber como as dificuldades foram superadas, quais as inovações que se sucederam até que todos esses aperfeiçoamentos pudessem ser incorporados no moderno equipamento que agora está sendo mostrado.

Em exposições que apresentam novidades aos ouvintes, uma regra que deve ser observada em praticamente todas as situações é a de revelar as vantagens, os benefícios que todos terão com as inovações. Talvez seja interessante mostrar com detalhes quais são as vantagens, neste nosso exemplo hipotético, que o novo equipamento possui em comparação aos que ainda estão sendo utilizados na fabricação de caixas. Sabendo qual será o aumento da produção, a economia que farão com os custos de mão de obra e os passos que darão à frente da concorrência, terão mais chances de ser persuadidos a aceitar a proposta.

Por isso, tenha muito cuidado ao expor um assunto que seja novidade para os ouvintes. Procure ajudá-los a compreender a mensagem a partir de um histórico elucidativo e, principalmente, quais as vantagens que poderão esperar. Não é porque o assunto seja óbvio para você que deverá deduzir que também seja para a platéia. Se existir uma pequena possibilidade de as pessoas não entenderem a mensagem, provavelmente não entenderão mesmo. O trabalho de explicar, esclarecer deverá ser sempre seu, não delegue essa tarefa para os ouvintes, pois estará correndo sérios riscos de não ser compreendido e, pior, até de ser mal interpretado.

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA