< Página Anterior

03 jul 2018

Como conquistar o voto do eleitor. Análise das características dos eleitores

Olá candidato. Então, está afiado para fazer os primeiros comícios da campanha? Lembre-se sempre que cada platéia deverá ser tratada com um discurso apropriado para ela: Você não pode sair por aí transmitindo sempre a mesma mensagem e da mesma maneira.

Se um discurso que trata de temas como iluminação e asfalto pode ter excelente repercussão nos bairros da periferia mais afastada, porque essa é uma carência dessa população, o mesmo resultado já não seria conseguido com a população das regiões mais centrais que, por já possuir asfalto e iluminação, seria mais sensibilizada com soluções para os problemas da segurança ou do trânsito em horário de pico.
Por isso, aproveite esse início de campanha onde as atividades ainda são mais reduzidas e faça uma lista dos assuntos que deveriam ser abordados para cada região da sua cidade.

Verifique também quais são as características predominantes do público que irá ouvi-lo. São pessoas simples, incultas, com dificuldade para entender um raciocínio mais complexo? Neste caso fale de maneira simples e direta, use um vocabulário que todos possam compreender, repita os conceitos importantes várias vezes e se possível conte histórias que sirvam como ilustrações para facilitar o acompanhamento do seu raciocínio. No final, ao pedir o voto, deixe claro que cada um deverá falar com seus vizinhos, parentes, amigos e colegas de trabalho sobre a importância de votar no seu nome para que os planos sejam executados.

Se o nível intelectual dos eleitores for elevado apresente os argumentos e peça para que reflitam sobre suas propostas. As pessoas de bom nível gostam de chegar sozinhas às conclusões.
Se os eleitores forem jovens fale do amanhã, dos desafios do mercado de trabalho, das possibilidades de realizações. Se os eleitores forem idosos fale do passado, das conquistas deles, de como eram diferentes os tempos em que a vida era melhor. Depois fale de como o seu trabalho poderá fazer com que tudo volte a ser como era antes, com qualidade de vida.
Se o jovem quer mercado de trabalho porque está saindo da escola, os mais velhos querem trabalho para a segurança e subsistência deles e para que os filhos não precisem sair de casa precipitadamente, indo às vezes para cidades estranhas onde serão apenas um número sem vínculo com as suas raízes.

Na próxima semana vou falar do tipo de interesse que os eleitores podem ter e como você deverá adaptar sua mensagem para cada caso.

Reinaldo Polito
nº 2

Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você – Cursos
“Terminantemente proibida a reprodução sem autorização expressa do autor”

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA