< Página Anterior

24 abr 2024

Como fazer uma homenagem

Por Reinaldo Polito

Contou-me um aluno essa história que jurou ser verdadeira: o diretor da empresa onde trabalhava estava já há algum tempo muito doente e precisou se aposentar. Aproveitou o dia em que foi assinar os papéis do seu desligamento para se despedir dos colegas. Nesse momento apareceu o falador da turma que, com bastante entusiasmo, conclamou a todos em voz bem alta:

Pessoal, pessoal, todos já sabem que o nosso querido diretor está se desligando da empresa, o que é motivo de tristeza para todos nós, por isso, quero aproveitar essa oportunidade e pedir a todos que de mãos dadas dediquemos a ele… um minuto de silêncio bem, só faltou colocar uma vela na mão da vítima.

Se você tiver de usar a palavra para fazer uma homenagem, cuidado com as armadilhas e use a circunstância para projetar sua imagem de maneira positiva. Siga essas etapas que com certeza se sairá muito bem:

Conquiste os ouvintes – ao fazer uma homenagem, provavelmente você estará representando um grupo de pessoas ou a organização a que pertence. Por isso, inicie falando como se sente feliz, honrado ou privilegiado em ser escolhido para prestar a homenagem em nome de todos. É como se você dissesse: “vocês são tão importantes para mim, que estou feliz em poder representá-los”. Ah, já que está iniciando e dizendo que está feliz, lembre-se de fazer carinha de contente. Fica ridículo dizer que está feliz e se apresentar com aquele semblantão de sexta feira santa.

Descreva o cenário histórico – verifique qual é o local onde o homenageado desenvolve suas atividades e faça desse cenário um pano de fundo para preparar de maneira apropriada o histórico da homenagem. Por exemplo, se o homenageado for o presidente da empresa, fale um pouco sobre a história da organização, como e quando foi fundada; comente sobre as dificuldades que ela teve de enfrentar, relate as fases de prosperidade, até chegar ao instante atual, que obviamente deverá ser de grande realização. Em seguida ponha o homenageado dentro desse cenário, dizendo que essa conquista se deveu à sua visão, capacidade de planejar e de se adaptar às mudanças do mercado. Você poderá usar esse mesmo método em qualquer outra circunstância – se o homenageado for o diretor do clube, fale sobre a história do clube; se for um professor, fale sobre a importância do ensino, ou sobre a escola onde ele leciona; se for um médico, fale da importância da medicina, ou do hospital onde ele exerce suas atividades. Atenção: se homenagear um superior hierárquico, cuidado para não ser tomado por um puxa-saco ao fazer os elogios. Por isso, ao elogiar dê sustentação às suas palavras – se disser, por exemplo, que ele é um homem de visão, explique essa afirmação e forneça exemplos que confirmem suas palavras.

Fale das qualidades do homenageado – depois de descrever o cenário histórico, chegou o momento da homenagem propriamente dita. Algumas qualidades são mais ou menos comuns e podem ser utilizadas em praticamente todas as homenagens:

Vida familiar – essa é uma qualidade que produz excelente resultado para a homenagem, mas exige também certeza e confiabilidade das informações. Caso contrário não poderia falar da sua condição de pai dedicado, ou de esposa afetuosa. Se tiver dúvida sobre a conduta familiar do homenageado, deixe esse comentário fora do seu discurso, pois sua credibilidade poderia ser comprometida se, por exemplo, dissesse que ele é um marido leal e todos na empresa soubessem que na verdade sua conduta não era lá tão exemplar.

Vida social – fale de como o homenageado é querido por seus amigos e se mostra solidário quando alguém precisa de conselhos, de um ombro para desabafar, ou de um parceiro para comemorar uma vitória.

Vida profissional – destaque as dificuldades que precisou superar para atingir a posição em que se encontra. Se teve uma vida humilde, pobre, afastada dos grandes centros, comente como se dedicou para ultrapassar essas adversidades.

Outras qualidades – elogie qualquer outra qualidade do homenageado, como atleta, artista, campeão de biriba, ou de cuspe à distância. Enfim, atividades que de alguma forma o destaquem.

Faça a homenagem – se, para criar maior expectativa, ainda não tiver revelado o nome do homenageado, preferindo falar apenas das suas qualidades, diga agora quem está homenageando (ou vai acabar guardando segredo demais e se esquecendo de dizer quem é o homenageado) e qual o motivo da homenagem.

Encerre com uma frase motivadora – encerre a homenagem desejando tudo de bom para o homenageado. Dizendo, por exemplo, que ele seja sempre muito feliz, que tenha muita saúde, e que continue conquistando cada vez mais vitórias.

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA