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20 maio 2019

Conquistando a atenção dos ouvintes

Um dos objetivos da introdução da fala é a conquista da atenção dos ouvintes, fazer com que eles fiquem interessados na apresentação. Vamos estudar cinco formas recomendáveis para conquistar a atenção dos ouvintes na introdução fala, mas que também poderão ser úteis em outras circunstâncias.

Uma frase que provoque impacto

Especialmente quando os ouvintes estiverem alheios, apáticos, pouco envolvidos com o ambiente ou com o tema da exposição, esse é um recurso que apresenta excelentes resultados. Para que você tenha idéia melhor de como deveria ser essa frase, pense em uma manchete de jornal sensacionalista. Funcionaria como uma espécie de bomba em cima da platéia, que passaria a imaginar que algo importante deveria ocorrer na apresentação. Uma reflexão usada de maneira um pouco mais exagerada também poderia ser útil para esse objetivo.

Um fato bem humorado

Aproveite uma informação que nasça do contexto da mensagem ou no próprio ambiente onde fará a apresentação, exagere na maneira de transmiti-la e transforme-a num fato bem humorado. Esse recurso tem a vantagem de despertar o interesse dos ouvintes sem o risco de que você fique constrangido caso a platéia não reaja. Pelo fato de nascer ali, no próprio momento da apresentação, não produzirá a responsabilidade, como ocorre com a piada, de provocar o riso dos ouvintes. Se eles rirem, ótimo, o objetivo terá sido duplamente atingido. Se não rirem, tudo bem, você continuará a falar naturalmente como se nada houvesse ocorrido.

Uma história interessante

De maneira geral, as pessoas gostam de ouvir uma boa história. A tática é simples e muito eficiente: comece contando uma boa história, as pessoas ficarão interessadas na narrativa, em seguida você fará a ligação com o assunto que deseja apresentar e já terá os ouvintes atentos, acompanhando sua exposição. Tome cuidado, entretanto, para escolher uma história que, além de ser interessante, seja apropriada ao tema da sua apresentação. Contar uma história só por contar, sem que ela se relacione de alguma maneira com o assunto, poderá frustrar os ouvintes e estes talvez se tornem resistentes ao assunto. Evite também essas histórias muito conhecidas, que são contadas a todo o momento por consultores e palestrantes, pois elas poderão tirar a força da sua exposição e desinteressar os ouvintes.

Uma reflexão

Levante uma reflexão que motive os ouvintes a procurar respostas. De preferência essa reflexão deverá ter algum tipo de ligação direta ou indireta com o conteúdo da apresentação, para que todas as informações fiquem interligadas. Enquanto a platéia procura soluções para a reflexão, você fará a associação com a mensagem e as pessoas ficarão interessadas em acompanhar seu raciocínio.

Os benefícios da platéia

Os ouvintes se motivam a acompanhar de forma atenta a apresentação quando sentem que obterão alguma vantagem. Se as pessoas pressentirem que terão algum tipo de lucro, segurança, prestígio social, crescimento profissional, ou que poderão ratificar seus princípios filosóficos, ficarão atentas e interessadas na mensagem. Analise sempre, de maneira sincera, quais serão os benefícios dos ouvintes e revele essa informação no início da fala. É um recurso excelente para conquistar a atenção e o interesse da platéia.

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