< Página Anterior

22 set 2019

Conquistando a simpatia dos ouvintes


Um dos mais importantes objetivos da introdução da fala é a conquista da simpatia dos ouvintes. É no início, logo nas primeiras palavras que você deverá se dedicar à conquista da benevolência, da torcida da platéia e fazer com que as pessoas torçam pelo sucesso de sua apresentação.

Mesmo nas apresentações em que não exista hostilidade ou resistência dos ouvintes, é sempre conveniente iniciar com palavras que possam envolver toda a platéia de maneira positiva. Considere também que o fato de a maioria dos ouvintes estar favorável e torcendo pelo seu sucesso, não impedirá que outros não participem do mesmo sentimento e que, por isso, ainda devam ser conquistados. Além desses motivos, provavelmente, os ouvintes têm a expectativa de ser tratados de forma amável e simpática pelo palestrante. Pelo sim, pelo não, já deu para perceber que é bom botar a barba de molho e tratar bem a platéia.

Comece pelo sorriso

Se o assunto permitir, evidentemente, o sorriso será o primeiro passo importante para conquistar os ouvintes. Agora, deve ser um sorriso sincero, amigável, disponível, como se você estivesse encontrando um amigo muito querido. Assim, antes de pronunciar a primeira palavra as pessoas já serão envolvidas pelo magnetismo da sua comunicação. Por isso, vale a pena treinar esse sorriso no dia a dia para que ele seja natural e espontâneo. Sorria para porteiro do seu prédio, para o motorista de táxi, para a recepcionista, e perceba como a reação das pessoas será muito mais amistosa e receptiva. Mesmo que não retribuam seu sorriso não desista, pois o importante é que você consiga ser cada vez mais simpático e comunicativo.

Use seu próprio comportamento

Você poderá conquistar a admiração das pessoas pelo seu próprio comportamento. A maneira simples, humilde, respeitosa e amável como se dirige aos ouvintes. A sua demonstração de interesse pelo assunto que irá tratar e de envolvimento com o ambiente aonde irá se apresentar poderá fazer com que o público se torne mais receptivo e simpático a você.

Elogie os ouvintes

Esse é um dos recursos mais eficientes para conquistar a torcida da platéia – o elogio sincero aos ouvintes. Observe que o elogio deve ser sincero, honesto, verdadeiro. Mesmo uma platéia despreparada intelectualmente perceberia a falsidade de um elogio demagógico. Todos os grupos possuem qualidades que poderão ser destacadas, bastará um pouco de atenção para que você descubra os aspectos que poderiam ser enaltecidos. A melhor maneira de fazer com que um elogio seja visto como legítimo é dar apoio a ele. Por exemplo, dizer que as pessoas são maravilhosas porque conquistaram o primeiro lugar em vendas, porque cumpriram as metas, porque reduziram as despesas, etc.

Reconheça qualidades no concorrente

Desde que as qualidades que você venha destacar no concorrente não comprometam seus objetivos, essa será sempre uma forma inteligente de conquistar a admiração das pessoas. Evite criticar um concorrente no início da apresentação, pois essa atitude demonstrará fraqueza, temor, inveja e outros adjetivos negativos. Se precisar fazer algum tipo de crítica, deixe para externar essa opinião mais para o meio da fala, quando os ouvintes já estiverem mais preparados.

Agindo assim de maneira simpática você fará com que os ouvintes torçam pelo seu sucesso e sejam benevolentes à sua mensagem.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA