< Página Anterior

20 maio 2019

Cuidado com a Internet

Reinaldo Polito

Essa semana a imprensa noticiou um fato muito curioso. A troca de mensagens pelo MSN entre dois servidores da justiça acabou sendo publicada por engano no Diário Oficial do Estado. Nessa “conversa” eles desceram o cacete no chefe e trocaram informações quase que confidenciais.

Pouco depois descobriram que tudo não passou de uma armação de um outro colega invejoso que queria puxar o tapete de um deles.

Independentemente do que tenha ocorrido com os dois funcionários públicos, ou de quem tenha sido a culpa, o fato nos trouxe uma boa lição – ter cuidado com a Internet.

Coincidentemente nessa mesma semana tive uma experiência que mostra bem como devemos redobrar nossa vigilância ao usar a Internet. Um pequeno engano ao apertar uma tecla ou ao digitar um nome pode acarretar conseqüências inesperadas.

Recebi e-mail de um leitor de meus textos pedindo conselhos sobre um problema de relacionamento entre ele e o sócio. Embora questões como essa não sejam da minha especialidade, dei algumas sugestões a ele, mais ou menos como eu agiria no seu lugar.

Como sou muito amigo do Max Gehringer, encaminhei a pergunta do leitor e a minha resposta para que fizesse uma avaliação, já que ele é uma das maiores autoridades em relacionamento corporativo de todo o país. Na verdade, não conheço ninguém mais competente do que ele para tratar desse tipo de assunto.

Surpresa. O Max me respondeu dizendo que o mesmo leitor havia feito a ele exatamente a mesma pergunta. Ou seja, mandou o mesmo e-mail para mim e para ele.

Ele fez algumas considerações à forma como orientei o leitor e, para minha satisfação, julgou que os conselhos foram bons.

Observando melhor o e-mail do leitor descobri que no meio da mensagem ao invés de escrever Polito, ele escreveu Max.

Veja que mundinho é esse. Como é que ele poderia imaginar que estava fazendo a mesma pergunta para duas pessoas amigas se, aparentemente, uma não tinha nada a ver com a outra?

Como o Max é um cara direto e não gosta de assunto atravessado, informou ao leitor o que havia acontecido com a mensagem.

Não houve nenhuma conseqüência negativa para ninguém, mas em outras circunstâncias talvez pudesse ocorrer algum problema com desdobramentos prejudiciais.

Em vista de histórias como essas, todo cuidado é pouco quando você lidar com a Internet. Um passo em falso poderá fazer com que você se arrependa para sempre.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA