< Página Anterior

03 jul 2018

Ensinamentos de um debate político

Finalmente, depois de alguns adiamentos foi realizado o debate
entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, organizado e levado
ao ar nesta segunda feira pela Rede Bandeirantes de televisão.
Esse foi um momento importante para o estudo da oratória pelo fato de vários candidatos que estiveram presentes possuírem larga experiência na participação de debates e em apresentações diante das câmeras de televisão.

As técnicas que funcionaram
Como o tempo de resposta e de comentário foi muito curto, cerca de dois minutos, somando-se as duas participações, algumas atitudes dos candidatos são recomendadas em circunstâncias como essa.

A negação simples como técnica de refutação
Como não havia tempo suficiente para que o candidato elaborasse uma defesa coerente para os ataques dos adversários, a atitude de simplesmente negar a acusação, ou tratá-la como falsa, de maneira geral, não poderia ser interpretada como fuga ou falta de argumento, mas sim como forma de defender o posicionamento pessoal dentro do prazo estipulado pelo regulamento. Assim, para se defender de um ataque, com ou sem fundamento, foi suficiente o candidato fazer um comentário geral sobre o assunto e depois negar que a acusação tivesse alguma base, ou até mesmo afirmar que se tratava de uma mentira.
Funcionou para muitos candidatos que estavam no debate.

O momento da refutação do argumento mais frágil é no final
Quando o adversário, como ocorreu em diversos momentos do debate, usa vários argumentos com pesos diferentes ou para atacar a posição contrária ou para defender o seu próprio posicionamento, a refutação a eles deve ser feita de tal maneira que o mais frágil fique para o final, pois por ser mais vulnerável será mais facilmente destruído e a impressão que fica é a de que toda a linha de raciocínio usada pelo oponente também foi vencida.

A atitude do aluno e do professor fazem a diferença
Alguns candidatos, talvez com a preocupação de organizar bem o raciocínio e apresentar uma mensagem coerente, se concentraram tanto no conteúdo que davam a impressão de ser um aluno intimidado tentando responder a uma prova oral. Essa é uma atitude que deixa a imagem fragilizada.
Outros, aparentemente com mais experiência, se expressaram com mais convicção, como se fossem professores orientando os alunos. Essa atitude, quando desprovida de arrogância, projeta uma imagem forte e vencedora.

Aprenda com os debates
Se você gravou o debate de São Paulo, ou de uma grande cidade do seu estado, assista novamente, várias vezes , preste atenção a esses e outros detalhes da comunicação dos candidatos e passe a usá-los também como recursos nas suas apresentações.Observe principalmente as participações carregadas de emoção e constate como aquelas que pareceram verdadeiras conquistaram os telespectadores, enquanto que os candidatos que demonstraram estar interpretando um papel projetaram uma imagem artificial que comprometeu sua credibilidade.

Se desejar saber mais sobre como argumentar e refutar objeções leia o livro “Assim é que se fala” que publiquei pela Editora Saraiva.

Reinaldo Polito
nº 12

Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você – Cursos

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA