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04 abr 2018

Erros que você deve evitar nas reuniões

Alguns erros podem prejudicar sua participação nas reuniões http://economia.uol.com.br/planodecarreira/artigos/polito/2007/11/12/ult4385u40.jhtm . Veja como se livrar deles para fazer com que esses eventos tão comuns na vida corporativa sejam mais eficientes.

1- Não apresente uma proposta sem considerar os ouvintes http://economia.uol.com.br/planodecarreira/artigos/polito/2009/04/06/ult4385u104.jhtm . Suas chances de ser bem-sucedido nas reuniões serão ampliadas se ao expor uma proposta ou um projeto levar em conta as características e os anseios dos outros participantes.

2 – Não comece batendo de frente. Se em uma reunião houver pessoas que não concordam com você, tome cuidado para não dar sua opinião desde o início. Procure desarmá-las mencionando antes nos pontos que tenham em comum. Depois que baixarem a guarda será mais fácil fazer com que pelo menos ouçam seus argumentos.

3 – Não pressuponha que o assunto seja conhecido. Embora as reuniões quase sempre sejam realizadas com o objetivo de solucionar problemas, não parta da pressuposição de que a questão já seja conhecida por todos. Antes de propor soluções procure esclarecer quais os problemas que precisam ser resolvidos.

4 – Não deixe de esclarecer quais os assuntos que serão debatidos. Logo no início da reunião procure informar de maneira concisa os pontos que serão discutidos, as informações já conhecidas e os objetivos a serem atingidos.

5 – Não permita que monopolizem http://economia.uol.com.br/planodecarreira/artigos/polito/2009/07/23/ult4385u118.jhtm as discussões. Se você liderar a reunião, evite que apenas algumas pessoas se manifestem. Faça perguntas e peça opinião de todos para que se sintam incluídos nos debates.

6 – Não fale fora de hora. Se você for um dos participantes da reunião, evite tomar a palavra para responder às perguntas específicas de outras áreas. Procure só dar sua opinião quando outros profissionais não tiverem informações e você sentir que poderá colaborar com sua participação.

7 – Não esconda informações. Como líder de uma reunião você poderá colaborar com o grupo expondo as informações que já possui sobre o tema. Quanto mais subsídios os participantes tiverem, mais atuantes serão.

8 – Não seja desagradável http://economia.uol.com.br/planodecarreira/artigos/polito/2007/06/29/ult4385u21.jhtm . Não faça brincadeiras que possam ridicularizar os outros participantes. O uso da ironia, do sarcasmo e da crítica desnecessária pode criar uma imagem antipática. Por mais descontraído que seja o ambiente não brinque com as características físicas, nem revele gafes dos outros participantes.

9 – Não seja sério demais. Se o assunto permitir e você for o líder da reunião, procure se mostrar descontraído, leve e bem-humorado. Esse comportamento mais amistoso poderá estimular a participação mais ativa de todos.

10 – Não negligencie com o horário. Estabeleça horário para iniciar e para terminar a reunião. E procure cumprir o que foi combinado. Assim, os outros profissionais poderão assumir compromissos antes e depois do horário e aproveitar melhor o tempo.

Superdicas da semana:

– Ao ser questionado procure responder com firmeza, segurança e convicção.

– Evite conversas paralelas http://economia.uol.com.br/planodecarreira/artigos/polito/2007/08/13/ult4385u27.jhtm durante a reunião.

– Não fale o tempo todo. Deixe que os outros se manifestem.

– Não deixe de falar. Dê sua opinião quando for necessário.

 

Por favor, pôr nos itens abaixo os mesmos links do texto anterior.

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