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04 abr 2018

Executivo precisa falar bem

Houve época em que os executivos não precisavam se preocupar muito com a comunicação verbal. No máximo tinham como obrigação reunir a tropa e passar as ordens. As pessoas ouviam, entendiam, ou fingiam que entendiam, e obedeciam.

 

Portanto, habilidades oratórias nem sempre faziam parte das competências exigidas na vida corporativa.  Não só não faziam parte como chegavam a ser motivo de zombaria. Quem “ousava” falar diante dos grupos acabava sendo motivo de chacota – esse é metido, quer aparecer.

 

Pouco tempo depois, com a abertura política no país, e consequente abertura econômica, as empresas tiveram de sair da reclusão e botar a cara para fora. Havia necessidade de negociar com outras empresas e, dependendo do porte e da sua importância, enfrentar as câmeras de televisão ou os microfones das emissoras de rádio para dar entrevistas.

 

Apareceu aí a figura do porta-voz.  Um funcionário treinado para falar em nome da empresa. Ninguém podia falar, só ele. De maneira geral era um comunicador eficiente, com conhecimento das diversas áreas da organização e bem sintonizado com os propósitos da companhia. Excepcionalmente havia outro mais ou menos preparado para a função que ficava na regra três.

 

A figura do porta-voz ainda continua firme nas organizações, mas só para entrevistas e situações especiais. No dia a dia, entretanto, todos os executivos estão sujeitos a fazer uso da palavra. Não é possível escalar um porta-voz para se apresentar em todas as circunstâncias. Teria de ser onipresente.

 

Para participar de reuniões e processos de negociação com clientes, fornecedores, investidores e em tantas outras situações próprias do mundo corporativo o executivo de uma ou de outra área precisa estar lá usando a palavra. E deve se sair bem nessa empreitada porque estará representando a imagem da sua organização.

 

Se a comunicação não tiver qualidade, a imagem da empresa poderá ser prejudicada. Dependendo da forma como o fato ocorra o prejuízo poderá ser irreversível. Uma frase mal elaborada, uma reação mais emocional ou destemperada, a falta de resposta adequada para um questionamento poderá pôr tudo a perder.

 

Por isso, as empresas investem cada vez mais no desenvolvimento da comunicação dos seus principais executivos. Sabem da importância dessa preparação e das consequências de estarem ou não prontos para representá-las nas mais diferentes situações. Já no processo de avaliação para admitir profissionais em seus quadros esse é um requisito sempre levado em conta.

 

O fato de um executivo falar sem inibição não é suficiente. Às vezes chega a ser ainda pior, pois quem é muito confiante, mas não sabe organizar e concatenar o raciocínio,  ou quem não sabe avaliar os diferentes tipos de platéia e como se comportar de acordo com as características de cada uma delas poderá fracassar. Gente confiante e despreparada é muito mais perigosa que aquele que tem um pouco de inibição.

 

Quem não se sente tão confiante se prepara melhor, avalia com cuidado o terreno por onde irá caminhar e, por isso, reduz as possibilidades de errar. Portanto, falar bem não significa apenas ser confiante, mas sim dominar todos os fundamentos da oratória, especialmente a forma de preparar a sequência dos argumentos e a maneira correta de enfrentar as objeções.

 

Falar bem exige estudo, treinamento, bom senso, prática e orientação apropriada. Há uma infinidade de livros à disposição e alguns cursos de boa qualidade para aprimorar a comunicação dos profissionais de todas as áreas. São cursos que aproveitam bem o estilo e as características das pessoas para que possam aprender e se desenvolver sem comprometer a espontaneidade.

 

Vale a pena investir nesse aprendizado. Em pouco tempo você ou os profissionais da sua empresa estarão aptos a se desincumbir bem das tarefas que exijam bom nível de comunicação. Para começar leia os artigos publicados nessa coluna. São dezenas de conceitos que já poderão ajudá-lo a melhorar.

 

Superdicas da semana:

– Invista no desenvolvimento da sua comunicação

– Leia livros que ensinam a falar em público

– Inscreva-se num bom curso de Expressão Verbal

– Observe como a maioria dos profissionais de sucesso fala bem

– Leia os artigos publicados nesta coluna

 

Por favor, pôr nos itens abaixo os mesmos links do texto anterior.

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Livros de minha autoria que tratam desse tema: “Como falar corretamente e sem inibições”, “Como falar de improviso e outras técnicas de comunicação”, “Superdicas pra falar bem” (também em audiolivro), publicados pela Editora Saraiva.

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