< Página Anterior

19 dez 2018

O mundo das palestras e dos palestrantes – parte 2

Reinaldo Polito

Um guia para você que deseja contratar um bom palestrante ou assistir a uma palestra de qualidade

Na última edição, comentei sobre o convite que recebi para participar do almoço com um grupo de palestrantes na fazenda Chaparral, do Luiz Marins, em Sorocaba. Se somássemos as viagens que cada um deles fez para ministrar palestras, facilmente cobriríamos várias vezes o Brasil de ponta a ponta. Alguns possuem em seu currículo milhares de palestras realizadas em mais de 20 anos de carreira. A partir desse encontro nasceu a idéia de falar um pouco sobre as características de cada um deles e passar, de maneira resumida, o tipo de mensagem que eles transmitem ao público. Como são muitos palestrantes, não pude fazer os comentários que desejava em apenas um número da revista, por isso, dividi a matéria em duas partes, com espaço para análises mais abrangentes. No mês passado, comecei descrevendo as mulheres palestrantes que estavam em nosso encontro, Dulce Magalhães e Leila Navarro. Em seguida coloquei os marmanjos na roda, e fiz observações sobre os seguintes palestrantes: Max Gehringer, Luiz Marins, César Romão, Daniel Godri e Eugênio Mussak. Foi interessante observar a diversidade de temas, de experiências e de formação de cada um deles.

Nesta edição vou falar de mais um grupo, talvez ainda mais diversificado que o anterior. Você assistirá ao desfile de um mágico, de executivos com larga e bem-sucedida experiência internacional, de professores de pós-graduação, de ex-sitiante, enfim, palestrantes com formação e experiência de vida que podem colaborar de maneira decisiva com o aprimoramento da carreira profissional e da capacidade de decisão de todos nós. Você conhecerá um pouco da vida, do estilo e do trabalho dos seguintes palestrantes: Waldez Ludwig, Gretz, Marco Aurélio Vianna, Clóvis Tavares, César Souza, Carlos Alberto Júlio e este que vos fala.

Atenção! Os palestrantes que foram citados nesta matéria, dividida em duas edições, são apenas os que foram convidados para o encontro na Fazenda Chaparral e que responderam a algumas questões que enviei para que as informações fossem completadas. É evidente que inúmeros outros que vivem magnetizando as platéias com seu conhecimento e capacidade de comunicação também poderiam ser relacionados. Se analisarmos o tema de cada um deles e a forma como desenvolvem suas palestras, teremos uma aula extraordinária de comunicação, pois entraremos em contato com a experiência dos melhores comunicadores em atividade no mercado. Lembre-se de que alguns desses oradores falam quase todos os dias para diferentes platéias com os mais variados objetivos e encantam a todas.

Além disso, você terá um guia interessante para guardar, pois ele poderá ajudá-lo a escolher bons palestrantes. Vamos analisar os temas e a maneira de atuar de cada um deles.

Clovis Tavares

Você já pensou se uma pessoa fosse capaz de atravessar o obelisco do Ibirapuera em São Paulo com o próprio corpo? Ou, cortar um automóvel Ômega ao meio e fazer surgir um barco de 25 pés? Pois é, esses são alguns dos feitos inacreditáveis de Clovis Tavares na sua atividade de mágico profissional.

Depois de se formar em Propaganda e Publicidade, foi para os Estados Unidos e se especializou em Advanced Marketing pela State University of New York. Sua formação acadêmica e experiência de mais de 30 anos trabalhando como mágico permitiu que escrevesse alguns livros que venderam mais de 100 mil exemplares.

Idealizou e patenteou a expressão “Palestra show” com a qual faz cerca de 100 apresentações por ano, entusiasmando platéias de todo o país. Suas palestras foram vistas nas mais diferentes cidades do mundo, como Hanover, Praga, Caracas e Istambul.

Clovis usa o próprio trabalho de preparação do mágico para mostrar às pessoas que é possível mudar e evoluir. E que somente quem estiver preparado poderá contar com um diferencial competitivo para enfrentar os desafios que a vida nos impõe.

As palestras de Clovis Tavares são garantia de entretenimento, diversão e aprendizado. Dê uma espiada no site dele para saber um pouco mais sobre suas atividades  HYPERLINK “http://www.clovistavares.com.br” www.clovistavares.com.br

Waldez Ludwig

Eu esperava minha vez de falar no Centro de Convenções de Salvador. Havia cerca de 2 mil pessoas na platéia. Antes de mim se apresentou um palestrante, que eu só conhecia de nome, mas nunca assistira às suas apresentações, Waldez Ludwig. De repente o furacão. Andando como um corisco de um lado para o outro do palco, mexendo com a platéia, brincando com uma frase típica de criança que insiste para repetir algo que tenha gostado: “de novo”, “de novo”. A cada repetição o público gargalhava. Naquela época ele ainda usava o retroprojetor com transparências propositalmente simples. Mas, quem iria se preocupar com a sofisticação de uma transparência quando tinha à sua frente um palestrante com aquela qualidade?

Foi ali e assim que nasceu minha admiração por esse palestrante que mexe com todo tipo de público. Em sua pesquisa pessoal há um dado curioso: 96% dos ouvintes adoram suas palestras e 4% detestam. Não há meio-termo. Quem conhece o Waldez constata que ele é assim mesmo, nunca se mostra indiferente, neutro ou apático. Por isso, provoca sentimentos extremos nas pessoas. Gosta de ser professor, mas sente prazer maior ainda sendo palestrante.

Formado em psicologia e teatro, lapidou seu conhecimento sobre o funcionamento das corporações ao atuar como Analista de Sistemas em empresas públicas e privadas por mais de 20 anos. Embora seu foco seja a orientação sobre tendências da gestão das organizações, principalmente aos assuntos relacionados às estratégias competitivas, criatividade e inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual, sente prazer em estudar soluções específicas para as diferentes necessidades das organizações.

Possui um site bem-elaborado onde você poderá conhecer muito mais sobre sua trajetória e suas realizações:  HYPERLINK “http://www.ludwig.com.br” www.ludwig.com.br

César Souza

Recebi um telefonema bastante animado:

– Polito, aqui é o César Souza. Antes de embarcar em Recife comprei seu livro Superdicas para falar bem e gostei muito da obra. Li de ponta a ponta durante a viagem. Ele está todo rabiscado com as dicas que caíram como uma luva para mim. Quero marcar um almoço e trocar umas idéias.

Marcamos um encontro em minha escola para que ele conhecesse nossas instalações, almoçamos e ficamos batendo papo até o fim da tarde. Minha admiração por esse empreendedor exemplar aumentou ainda mais depois desse encontro.

César possui invejável experiência internacional. Foi um desbravador. Durante 20 anos atuou como um dos líderes responsáveis pela expansão da Odebrecht na Argentina, Angola e Portugal. Coroou seu currículo nos Estados Unidos, onde permaneceu oito anos, tendo fundado a Odebrecht of América, Inc e ocupado o cargo de vice-presidente executivo.

Seus livros Você é do tamanho dos seus sonhos, que rompeu a marca dos 150 mil exemplares vendidos; e sua outra obra O momento da virada conquistaram o 5º e 6º lugares entre os mais vendidos na área de negócios em levantamento feito pela revista Veja.

Em suas palestras César Souza ensina o que sabe fazer. Tudo o que aprendeu e realizou com excelentes resultados na sua vida de executivo e de empresário transformou em conceitos simples que transmite de forma bem-humorada. Os três temas mais solicitados pelas empresas são estratégia empresarial; clientividade; desenvolvimento de equipes e liderança. Valendo-se de exemplos reais e de testemunhos que leva ao vivo, incita o público a participar o tempo todo. O resultado é gratificante para as pessoas que aprendem com o próprio exemplo dado pelo expositor.

Navegar pelo seu site é um prazer. Faça a experiência  HYPERLINK “http://www.cesarsouza.com.br” www.cesarsouza.com.br

Gretz

Há quatro anos assisti a uma palestra do Gretz. Não nos conhecíamos, embora tivesse notícias das suas peripécias. Ele olhou e não me viu, pois eu era mais um no meio da platéia. Quando me convidaram para compor a mesa, ele levantou a sobrancelha, como se dissesse “ah, esse é o Polito”. Na primeira brincadeira me conquistou, porque com impressionante habilidade sacou um detalhe do ambiente para sacudir o público. Ele contou histórias dele e dos outros, andou no meio das pessoas, fez perguntas, plantou bananeira, promoveu uma verdadeira festa que deixou todo mundo empolgado. Convidou as pessoas para uma reflexão sobre a vida, a carreira e a existência de Deus. Nunca mais me esqueci: “Não acreditam em Deus? Despenquem com um avião a dez mil metros de altura. Vai ser uma boca só, ai meu Deus, ai meu Deus”.

Gretz já fez mais de 3 mil palestras. Ele experimentou de tudo. Falou na Floresta Amazônica, em campos de futebol, navio, trem, em cima de caminhões. Não há cenário que não tenha servido de fundo para as suas apresentações. Entre suas diversas palestras a que mais se destaca é “A força do entusiasmo: como usar a fonte de energia que existe dentro de você” – só o título já dá meia palestra. Gretz tem orgulho de sua origem humilde. Antes de se formar em Administração de Empresas, atuar como historia-dor, professor em cursos de pós-graduação, exercer cargos de liderança na Volkswagen, trabalhar como diretor de recursos humanos, comeu o pão que o diabo amassou como agricultor e feirante. Até os 20 anos de idade viveu em sítio no interior de São Paulo. Essa experiência de vida dá autenticidade às suas palavras. Percebe-se rapidamente que ele prega o que já viveu. Antes de encontrar o Gretz pessoalmente dê uma bisbilhotada no site: www.gretzcom.br

Carlos Alberto Júlio

Meu primeiro contato com Carlos Júlio foi num grande evento que ele coordenou em Brasília em que fui um dos palestrantes. Eu que o conhecia apenas como o “dono” da HSM fiquei surpreso ao constatar sua competência como palestrante. Todo comentário que faz encontra respaldo em seus estudos ou em sua admirável experiência. Acostumado a promover eventos com a participação dos maiores palestrantes do mundo, explora um magnetismo que envolve e conquista os ouvintes já no primeiro contato.

Intelectual de vocação acadêmica, passou 25 anos lecionando matérias ligadas à administração, especialmente relacionadas ao marketing e aos modelos de gestão.

Atua como professor em áreas diversificadas – leciona Marketing Internacional no MBA da USP, Gerência de Negócios na ESPM e Negociação na FGV-SP.

Por isso, suas palestras falam de gestão. Transita com naturalidade desde temas ligados a vendas, passando pelo marketing, até às questões da estratégia corporativa.

Seu cardápio de palestras está em seu bolso, num pen-drive com muitos dos trabalhos que já realizou. Embora goste de aceitar desafios fazendo apresentações específicas, também adapta para os novos casos as soluções anteriores bem-sucedidas.

Alguns temas requisitados com maior freqüência, principalmente por causa de seus livros, são A magia dos grandes negociadores, Reinventando você e A arte da estratégia. Outro trabalho bem-aceito é

A agenda, palestra baseada na obra de Gay Hammel.

Como professor experiente não acredita em fórmulas prontas. Gosta de sugerir a aplicação de métodos que possam antes passar por um intenso processo de reflexão. Conheça melhor o trabalho deste palestrante visitando seu excelente site  HYPERLINK “http://www.carlosjulio.com.br” www.carlosjulio.com.br

Marco Aurélio Vianna

Quem lê o currículo do Marco Aurélio Vianna tem a impressão de que ele viveu várias vidas para realizar tudo o que já fez. O primeiro impacto é saber que ele já proferiu 2.200 palestras em 20 anos como palestrante. O segundo é o de constatar que ele já atuou em 20 países. Quer mais? Que tal a notícia de que ele é autor de 37 livros?

Quando você pensa em desenvolvimento pessoal ou em como preparar melhor os funcionários da sua organização, não dá vontade de assistir a uma palestra de um consultor que tem tamanha experiência e tantas informações a transmitir como o Marco Aurélio?

Homem afável, simpático, bom ouvinte e bastante simples. Quando nos encontramos pela primeira vez, ele me foi apresentado por um ex-aluno, Luiz Ciochi, muito conhecido na área de recursos humanos. Nunca pareceu ser um primeiro contato, pois me tratou como se fôssemos velhos amigos.

Não importa o assunto que você deseja, empreendedorismo, liderança, recursos humanos, ele terá a palestra certa para as suas necessidades. Com toda essa vivência e conhecimento sabe como poucos motivar os ouvintes a acompanhar e a refletir sobre os assuntos que desenvolve. Com espírito de humor refinado, nos momentos apropriados, chacoalha a platéia contando histórias engraçadas sempre ligadas ao conteúdo da mensagem.

Formado em economia, Marco Aurélio Vianna atuou como professor em importantes instituições corporativas da Espanha. Há muito tempo, é meu companheiro articulista na VENCER! onde, como consultor, responde às perguntas dos leitores. Surpreenda-se ainda mais visitando o site  HYPERLINK “http://www.marcoaureliovianna.com.br” www.marcoaureliovianna.com.br

Reinaldo Polito

E aí? Como é que faço para falar de mim mesmo? É muito difícil. Estava tão interessante falar dos outros. Em todo caso vou tentar me afastar dos adjetivos.

Faço palestras há 30 anos. A característica das minhas apresentações é mostrar na própria forma de fazer a palestra a aplicação prática das técnicas de comunicação. Procuro motivar o público a buscar crescimento, progresso profissional e a ter maior eficiência na vida corporativa a partir do aprimoramento da comunicação. Deixo claro que não adianta saber como agir para se adaptar às mudanças, aprender a promover o correto planejamento estratégico, se os responsáveis pela implantação das novas idéias não souberem como transmitir a mensagem de maneira clara e bem ordenada, isto é, se não souberem falar bem. Sou autor de 15 livros que ultrapassaram um milhão de exemplares vendidos. Alguns foram publicados em outros países. Cinco deles entraram nas listas dos mais vendidos. Há mais de seis meses está nas listas a obra Superdicas para falar bem. Meu livro mais conhecido é Como falar corretamente e sem inibições, que está na 110ª edição. Durante várias quinzenas esse último e Assim é que se fala ocuparam simultaneamente a primeira e a segunda colocações na lista da revista Exame, e estiveram diversas semanas ao mesmo tempo na lista da Veja. O Assim é que se fala também ocupou o primeiro lugar na lista do Jornal do Brasil.

Tenho mestrado em Ciências da Comunicação, pós-graduação em Comunicação e Mercado e em Administração Financeira. Sou formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas. Atuo como professor de oratória nos cursos de pós-graduação da ECA – USP, MBC da Cásper Líbero e MTE da FAAP. Sou articulista de diversas revistas, jornais e sites. Meu site  HYPERLINK “https://reinaldopolito.com.br” www.reinaldopolito.com.br.

Ufa! Ainda bem que acabou. Eu já estava ficando vermelho de vergonha por ter de falar dos meus feitos. Afinal, como dizia minha avó – elogio em boca própria é vitupério.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA