< Página Anterior

22 jul 2019

Pecados Iniciais

A introdução é a primeira parte da apresentação. É o momento em que devemos nos dedicar para conquistar os ouvintes. Neste texto vou orientá-lo sobre as formas desaconselháveis para iniciar uma apresentação. Sabendo o que deve ser evitado será mais simples encontrar os recursos mais apropriados para fazer a introdução.

Não inicie contando piadas

O início é o momento mais difícil da apresentação. É neste instante que você estará procurando o local mais apropriado para ficar diante do grupo, testando o volume mais adequado para o ambiente, optando pelo recurso correto para conquistar os ouvintes. É também no início que sofrerá a maior descarga de adrenalina, que se sentirá desconfortável e inseguro. Por isso, a piada é desaconselhável. Imagine você chegando na frente da platéia com essa insegurança, com esse nervosismo, contando uma piada e se saindo mal, porque depois de contá-la descobre que ela não tinha graça. Talvez ficasse tão desestabilizado que nem conseguisse se equilibrar e se concentrar ao longo da exposição.

Não inicie pedindo desculpas por problemas físicos ou pela falta de conhecimento sobre o assunto

Problemas físicos – Se você chegar diante dos ouvintes pedindo desculpas porque está gripado, rouco, com dor de cabeça ou indisposto estará chamando a atenção para aspectos negativos, que provavelmente nem seriam percebidos pela platéia.

Falta de conhecimento – É evidente que se não conhecer o assunto não deverá fazer a apresentação. Entretanto, se for obrigado a falar sem ter o domínio do tema que irá abordar, não conte aos ouvintes que desconhece o assunto. Se fizer essa revelação, poderá perder a credibilidade e criar resistências desnecessárias no público. Observe que se não disser que desconhece o assunto, talvez até possa encontrar um tema sobre o qual tenha conhecimento, associá-lo naturalmente à sua exposição e quem sabe até agradar os ouvintes. Se, entretanto, disser que não está preparado para falar sobre aquela matéria, dificilmente irá conquistar o interesse e a confiança do público.

Não inicie tomando partido sobre assuntos polêmicos ou controvertidos

Assuntos polêmicos ou controvertidos, de maneira geral, dividem a opinião das pessoas. Assim, alguns ouvintes concordarão com sua forma de pensar, enquanto que outros discordarão.
Se você der sua opinião no princípio, irá levantar ainda mais a resistência daqueles que pensam de maneira diferente.Ou seja, aumentará ainda mais a resistência das pessoas que precisa conquistar, você mesmo estará dificultando sua tarefa de afastar as defesas da platéia.

Evitando essas formas desaconselháveis de iniciar você estará ampliando suas chances de fazer a introdução de maneira mais adequada e em melhores condições de conquistar os ouvintes.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA