< Página Anterior

09 dez 2018

Pelé é um profeta

Reinaldo Polito

Pelé é um profeta – e dos bons. Quando ele marcou o milésimo gol, enquanto era carregado nos ombros repetiu diversas vezes que precisávamos dar atenção às crianças. Se tivéssemos ouvido o Rei, hoje não estaríamos chorando pela situação desesperadora das crianças brasileiras – muitas abandonadas, sem chance de educação, reféns dos traficantes e a um passo da marginalidade. Na época, muitos se precipitaram em dizer que Pelé era demagogo. Pelé quase foi trucidado quando disse que o brasileiro não sabia votar. Com a quantidade de lama espalhada por mensalões, valeriodutos,  sanguessugas, dossiês forjados por aqueles que foram eleitos pelo povo que “sabe votar”, não dá para dizer que o ex-craque santista estava errado. Depois, ele não disse que o brasileiro não devia votar, mas sim que não sabia escolher seus representantes. Todavia, poucos tiveram o cuidado de refletir sobre suas palavras, foi mais simples dizer que ele só abre a boca para falar besteiras.

Pelé disse que o Brasil perderia da França na última copa do mundo. Só faltou chamarem-no de traidor da pátria, pois onde já se viu alguém dizer essa “blasfêmia”. Os próprios jogadores passaram a repetir que era melhor ele ter ficado com a glória das suas conquistas e com a boca fechada. O Brasil perdeu, meteu o rabinho no meio das pernas e só não voltou para casa porque o lar dos jogadores não é mais aqui no nosso país. Que coisa, nem ir ao aeroporto xingar a seleção perdedora podemos mais.

Pelé só errou porque não conseguiu entender ainda que pessoas importantes como ele não podem ser arautos de notícias ruins. Foi ingênuo ao imaginar que suas profecias negativas seriam analisadas com a razão. Que nada, fica sempre mais simples ouvir promessas que não poderão ser cumpridas. Ai daquele que ousar dizer que estamos na rabeira dos paises em desenvolvimento, sofrendo com impostos elevados e desemprego. Assim como Pelé, esse incauto também seria apedrejado. Entretanto, como não desisto e quero ver meus filhos vivendo num pais melhor do que esse que temos hoje tento fazer a minha parte – só falando por metáforas, mas continuo tentando.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA