< Página Anterior

26 mar 2019

Quanto os ouvintes conhecem sobre o assunto

Analise bem quanto os ouvintes já conhecem sobre o assunto que irá transmitir. Se você falar de maneira superficial, a partir de conceitos primários, diante de pessoas especializadas no tema da sua apresentação, elas poderão ficar desestimuladas e se desinteressar pelas informações. Da mesma forma, se você tratar o assunto com profundidade diante de um público leigo, não familiarizado com a matéria da sua exposição, as pessoas terão dificuldades para entender suas palavras e, como conseqüência, poderão perder o interesse pela mensagem. Por isso, procure saber com antecedência qual é a experiência que as pessoas têm do assunto que você irá expor e adapte a mensagem de acordo com a capacidade de entendimento dos ouvintes.

Talvez você precise falar com um grupo heterogêneo, em que pessoas que conheçam com profundidade o tema da sua exposição estejam junto com outras que possuam poucas ou nenhuma informação sobre o assunto. Nessa circunstância, se você expuser a matéria com profundidade ou de maneira superficial, sempre poderá perder o interesse de parte do público. Para aumentar suas chances de sucesso fale como se as pessoas tivessem um nível de conhecimento mediano. Dessa maneira, você poderá diminuir um pouco a complexidade da mensagem e com algumas explicações complementares permitir que as pessoas que não estejam tão familiarizadas com o tema consigam acompanhar suas explicações, sem afastar o interesse daqueles que já conhecem o assunto com maior profundidade.

Embora o ideal seja saber antes da apresentação qual é conhecimento que os ouvintes têm sobre o assunto, nem sempre é possível obter essas informações com antecedência. Nesse caso, você poderá iniciar perguntando que conhecimento eles possuem e a partir das respostas adaptar a mensagem na medida certa para o tipo de platéia que terá pela frente.

Lembre-se também de que a responsabilidade pelo resultado da apresentação é sua, por isso não acredite em tudo o que as pessoas disserem sobre o conhecimento que os ouvintes têm do assunto. Confira as informações com fontes diferentes e durante a apresentação, principalmente no início, observe atentamente a reação da platéia para se certificar de que as pessoas estão mesmo acompanhando e entendendo sua explanação.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA