< Página Anterior

04 abr 2018

Revele quem você é

Se você tiver boa comunicação, provavelmente, receberá convites para falar sobre diferentes temas, até fora do seu campo de conhecimento. Cuidado, entretanto, com esse canto da sereia, pois poderá cair numa armadilha.

 

Quem fala sobre assuntos sobre os quais não tenha autoridade, por melhor que seja a qualidade de sua comunicação, correrá o risco de ser visto apenas como um falador presunçoso.

 

Esse é um fato frequente nos escritores que, após granjearem notoriedade em determinadas matérias, aproveitam-se da fama para se aventurar a tratar de questões sobre as quais não têm experiência. Além de correr o risco de fracassar na nova aventura, na maioria dos casos comprometem o bom nome que haviam construído.

 

Entretanto, ainda que você conheça bem o tema, não parta da pressuposição de que todos estejam conscientes desse seu preparo. Antes de se apresentar diante do público, cuide para que sua experiência seja conhecida. Seja cuidadoso, todavia, ao falar de si mesmo, caso contrário o tiro pode sair pela culatra.

 

Ouço com frequência pessoas criticando palestrantes que passaram boa parte da apresentação falando de seus próprios méritos. Falam dos livros que publicaram, dos cursos que realizaram, das viagens que fizeram, dos prêmios que receberam.

 

Se, por um lado, essas conquistas reforçam a credibilidade do orador sobre o assunto que irá tratar, por outro o tornam antipático e desacreditado de suas intenções. Se existe um momento apropriado para usar sutileza, é o instante em que estamos diante da platéia falando de nós mesmos.

 

Ao se apresentar diante do público, fale dos feitos que o credenciam a estar ali, mas seja tão sutil nessa tarefa que os ouvintes não imaginem que esteja se vangloriando de suas conquistas. Procure incluir essas informações no contexto de alguma história para que a platéia não as perceba ostensivamente.

 

Assim as pessoas saberão de sua autoridade sobre o assunto, mas não o criticarão por presunção. Use de sutileza ao falar de você mesmo, mas não seja econômico, nem tenha pudores, apenas seja discreto na forma de se expressar.

 

Embora essas informações sobre sua competência no assunto possam ser dadas a qualquer momento da apresentação, o início, entretanto, é o instante mais adequado. Ao iniciar a exposição, diga quais são suas credenciais para estar ali diante do público. Normalmente, revelar a atividade que exerce pode ser suficiente para demonstrar autoridade no assunto.

 

Uma pessoa que se dispusesse a falar sobre mercado financeiro e se apresentasse como diretor de um banco, naturalmente estaria credenciada a tratar do tema. Sua credibilidade poderia ser ampliada se contasse alguma história da época em que fez curso de pós-graduação em administração financeira, ou de quando participou de um congresso internacional sobre investimentos financeiros em grandes corporações.

 

Além dessa propaganda quase subliminar do seu conhecimento sobre o tema, valerá muito a maneira como abordará o assunto. A forma convicta de se expressar, a segurança com que constrói o raciocínio, a maneira correta como elabora as frases, conjuga os verbos, faz as concordâncias, ajudarão a projetar uma imagem positiva e confiante.

 

Aproveite todas as oportunidades para demonstrar a consistência do seu conhecimento. Use estatísticas e pesquisas de fontes idôneas, exemplos fiéis, que possam ser comprovados. Seja muito cuidadoso com os números e os dados que apresentar, pois uma falha no resultado de um estudo técnico, por exemplo, poderá pôr tudo a perder.

 

Portanto, é importante que você tenha autoridade no assunto que irá apresentar, mas os ouvintes só confiarão em suas palavras se souberem desse seu conhecimento. Precisam saber que o assunto é fruto de sua experiência, de suas pesquisas, das atividades que desenvolve ou que desenvolveu.

 

Quando as pessoas perceberem que você domina naturalmente o conteúdo da mensagem, aceitarão sua autoridade e respeitarão sua competência. Mas, nunca se esqueça de ser discreto.

 

 

 

Superdicas da semana:

– Mostre com sutiliza que você tem autoridade para falar sobre o tema

– Procure incluir essas informações no contexto de alguma história

– Fale de suas experiências que estejam diretamente ligadas ao assunto da apresentação

– Elogie a competência de uma equipe da qual fez ou ainda faz parte

 


Para ver outras dicas entre no meu site https://reinaldopolito.com.br/portugues/dicas.php?id_nivel=15

 

Livros de minha autoria que tratam desse tema: “Como falar corretamente e sem inibições”, “Oratória para advogados e estudantes de direito” e “Superdicas para falar bem” (também em audiolivro), publicados pela Editora Saraiva.

 

Atenção – estou ministrando palestras gratuitas sobre a arte de falar em público para apresentar meu novo curso. Inscreva-se no site https://reinaldopolito.com.br/portugues/endereco.php?inscricoes=0&id_nivel=21&id_nivel2=119

 

 

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA