< Página Anterior

04 abr 2018

Revolução no mercado editorial brasileiro

Notícia quentíssima! Estou ansioso, muito ansioso. Esta semana tenho o privilégio de ser protagonista, junto com a Editora Saraiva, da maior novidade do mercado editorial brasileiro. Por estar no lugar certo e na hora certa serei o primeiro autor do país a lançar um livro digital interativo.

 

O livro “Superdicas para falar bem em conversas e apresentações” poderá ser baixado pela internet com um único clique. Até aqui nada novo, pois alguns livros digitais já são comercializados no Brasil. O pioneirismo do produto está no fato de a obra ser composta de texto, áudio, vídeo e testes interativos.

 

Ou seja, o “leitor” poderá apenas ler, apenas ouvir, ler e ouvir ao mesmo tempo, assistir aos vídeos que explicam as informações mais relevantes e fazer testes para medir seu desempenho e aprendizado. Além disso, poderá marcar com caneta digital, incorporada no próprio programa, as partes do texto que julgar mais interessantes.

 

O livro é composto de 60 capítulos em formato de dicas, com o máximo de 1850 caracteres cada um. O mesmo conteúdo está em áudio gravado por mim. Contém 17 vídeos que gravei para explicar questões relacionadas à expressão corporal, uso de microfone, técnicas de leitura e de recursos de apoio. Tudo por um preço inferior ao dos livros normais.

 

A obra foi desenvolvida sob a orientação do Rogério Gastaldo, da Editora Saraiva, com tecnologia de ponta para permitir que o conteúdo seja baixado em poucos minutos, facilitar a navegação do leitor e possibilitar sua utilização em diferentes tipos de equipamentos, desde o computador nesta época do lançamento, até chegar aos novos aparelhos Kindle e IPad destinados à leitura digital.

 

Eu, que tenho acompanhado as discussões, dúvidas e incertezas do futuro do livro impresso após a chegada do livro digital, jamais imaginei que ficaria no olho do furacão com um lançamento dessa envergadura. Uma grande ironia, já que sou daqueles que defendem a ideia de que o livro impresso jamais será substituído.

 

Bem, o lançamento do livro digital interativo mostra, na verdade, que os dois produtos, livro impresso e digital, poderão conviver, se complementar com a presença de agregados como o vídeo e, acima de tudo, fazer com que o conteúdo seja mais atraente, interessante e útil ao leitor.

 

Eu me lembro, quando fazia um curso de pós-graduação em comunicação social, de uma palestra sobre “o novo mundo da internet” que assisti no início dos anos 1990. O palestrante explicava animado todos os benefícios daquela extraordinária novidade tecnológica. Ele foi profético ao encerrar sua apresentação: esse é um caminho sem volta e não temos a mínima ideia do que o futuro nos espera.

 

Tenho cá comigo que, por mais ousada que tenha sido sua imaginação, ele jamais poderia supor que em poucos anos o Brasil iria lançar o primeiro livro digital interativo.

 

 

 

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA