< Página Anterior

04 abr 2018

Revolução no mercado editorial brasileiro

Notícia quentíssima! Estou ansioso, muito ansioso. Esta semana tenho o privilégio de ser protagonista, junto com a Editora Saraiva, da maior novidade do mercado editorial brasileiro. Por estar no lugar certo e na hora certa serei o primeiro autor do país a lançar um livro digital interativo.

 

O livro “Superdicas para falar bem em conversas e apresentações” poderá ser baixado pela internet com um único clique. Até aqui nada novo, pois alguns livros digitais já são comercializados no Brasil. O pioneirismo do produto está no fato de a obra ser composta de texto, áudio, vídeo e testes interativos.

 

Ou seja, o “leitor” poderá apenas ler, apenas ouvir, ler e ouvir ao mesmo tempo, assistir aos vídeos que explicam as informações mais relevantes e fazer testes para medir seu desempenho e aprendizado. Além disso, poderá marcar com caneta digital, incorporada no próprio programa, as partes do texto que julgar mais interessantes.

 

O livro é composto de 60 capítulos em formato de dicas, com o máximo de 1850 caracteres cada um. O mesmo conteúdo está em áudio gravado por mim. Contém 17 vídeos que gravei para explicar questões relacionadas à expressão corporal, uso de microfone, técnicas de leitura e de recursos de apoio. Tudo por um preço inferior ao dos livros normais.

 

A obra foi desenvolvida sob a orientação do Rogério Gastaldo, da Editora Saraiva, com tecnologia de ponta para permitir que o conteúdo seja baixado em poucos minutos, facilitar a navegação do leitor e possibilitar sua utilização em diferentes tipos de equipamentos, desde o computador nesta época do lançamento, até chegar aos novos aparelhos Kindle e IPad destinados à leitura digital.

 

Eu, que tenho acompanhado as discussões, dúvidas e incertezas do futuro do livro impresso após a chegada do livro digital, jamais imaginei que ficaria no olho do furacão com um lançamento dessa envergadura. Uma grande ironia, já que sou daqueles que defendem a ideia de que o livro impresso jamais será substituído.

 

Bem, o lançamento do livro digital interativo mostra, na verdade, que os dois produtos, livro impresso e digital, poderão conviver, se complementar com a presença de agregados como o vídeo e, acima de tudo, fazer com que o conteúdo seja mais atraente, interessante e útil ao leitor.

 

Eu me lembro, quando fazia um curso de pós-graduação em comunicação social, de uma palestra sobre “o novo mundo da internet” que assisti no início dos anos 1990. O palestrante explicava animado todos os benefícios daquela extraordinária novidade tecnológica. Ele foi profético ao encerrar sua apresentação: esse é um caminho sem volta e não temos a mínima ideia do que o futuro nos espera.

 

Tenho cá comigo que, por mais ousada que tenha sido sua imaginação, ele jamais poderia supor que em poucos anos o Brasil iria lançar o primeiro livro digital interativo.

 

 

 

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA