< Página Anterior

03 jul 2018

Técnicas de apresentação da mensagem política

Não leia e não decore. Talvez esse possa ser, no momento, o melhor conselho que eu poderia dar para o sucesso da sua comunicação.
De todas as técnicas possíveis para que você possa transmitir sua mensagem, as duas piores são a leitura e a fala decorada, sendo a última a pior de todas.
Reserve a leitura para o dia da sua posse, pois nesse momento irá apresentar as bases para a sua administração e essa mensagem não deveria ser improvisada.

Prometo, depois das eleições, dar toda orientação para que a leitura possa ser bem realizada. E na minha promessa você pode confiar.
O jornalista Heródoto Barbeiro, quando paraninfou uma das turmas do nosso curso de expressão verbal, relatou um fato bastante curioso sobre Adhemar de Barros. Disse que o político estava visitando uma cidade do interior de São Paulo e o prefeito local, aproveitando a oportunidade, resolveu fazer um discurso para o povo reunido na praça pública, debaixo de um sol escaldante.
Quando Adhemar percebeu que o anfitrião iria ler o discurso e que parecia ser bastante longo, não hesitou, retirou rapidamente as folhas das mãos do assustado prefeito e disse: – Não se preocupe em fazer o discurso agora. Eu gostaria de lê-lo com calma no aconchego do meu lar.

A leitura poderá tirar sua liberdade e enfraquecerá a emoção da mensagem. E já vimos que, se tem um ingrediente importante para conquistar o voto do eleitor, é a emoção.
Também não decore. A fala decorada só pode trazer prejuízos eleitorais. Se você decorar o discurso estará correndo o risco de esquecer uma palavra importante na ligação das suas idéias e aí a desgraça estará feita.
Ao memorizá-lo ficará com receio de esquecer a seqüência do discurso, e por mais interessante que seja a circunstância do ambiente não irá aproveitá-la, pois se fizer observações sobre os fatos ocorridos no local da apresentação, talvez não consiga mais voltar ao ponto em que interrompeu a exposição. E o pior de tudo é que, se decorar, irá ficar muito artificial e os eleitores perceberão que você não está sendo natural.

Para o discurso político, o melhor recurso é usar um esquema mental. Guarde as quatro ou cinco etapas da mensagem que pretende comunicar e desenvolva o raciocínio quando estiver diante do público. Assim, você terá a segurança do roteiro que irá seguir e a liberdade para pensar e desenvolver a mensagem enquanto se apresenta.
Poderá usar também um roteiro escrito, ou um cartão de notas.
O roteiro escrito é muito simples, prático e eficiente. Você escreve algumas frases importantes numa folha de papel e durante a apresentação lerá essas informações e em seguida fará os comentários sobre elas – ampliando, discutindo, criticando ou analisando.
Também neste caso existirá a segurança do roteiro escrito e a liberdade para desenvolver o raciocínio diante da platéia.

O cartão de notas é muito útil para apresentações menos complexas, em que você escreve as palavras importantes, algumas datas ou cifras.
Com esse recurso, durante o discurso, você consulta o cartão para se certificar que a ordem planejada está sendo mesmo seguida.
Não existe recurso melhor ou pior, tudo dependerá do seu estilo, da sua característica e de com qual deles se sentirá mais à vontade.
Mesmo para falar diante das câmeras, evite a leitura, até dos teleprompeters. Experimente pedir que algum assessor fique atrás da câmera e faça uma pergunta. A pergunta do assessor não aparecerá na gravação e você dará a resposta como se estivesse conversando com os telespectadores.

Se desejar saber mais sobre essas e outras técnicas de apresentação leia o meu livro “Como falar de improviso e outras técnicas de apresentação”, que publiquei pela Saraiva.

Agora a campanha começa a pegar fogo. Esteja preparado lendo todos os artigos sobre oratória que publiquei nesta coluna. É simples, mesmo que não seja o dia da minha coluna: você clica em “dicas do dia” e em seguida em “dicas de oratória” e todas aparecerão na parte superior da página. Qualquer dúvida fale comigo, clicando no endereço da minha página que está em baixo do meu currículo.

Reinaldo Polito
nº 9

Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você – Cursos
“Terminantemente proibida a reprodução sem autorização expressa do autor”

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA