< Página Anterior

23 out 2018

Dicas para criar e elaborar apresentações

Siga este roteiro e veja como será mais simples elaborar suas apresentações.

1 – O momento da criação – O momento de criar é a fase mais delicada de todo o processo. Nesse instante você vai precisar refletir bem para eleger o assunto que irá expor.

2 – Determine o tema e seus objetivos. Para ter boa atuação diante do público determine antes qual o assunto que irá apresentar e os objetivos que pretende conseguir.

3 – Fale sobre um assunto de seu domínio – Facilite a vida. Para se sentir confortável com sua apresentação escolha um tema de seu domínio.

4 – Delimite o tema – Delimite o assunto a determinados aspectos mais restritos. Mercado financeiro, por exemplo. Essa matéria se compõe de diversos aspectos que poderiam ser selecionados de acordo com a intimidade que você tivesse com eles. Se dominasse os diversos tipos de financiamento, poderia restringir sua apresentação a esse aspecto. Da mesma forma, se conhecesse bem a evolução das taxas de juros no mercado internacional, essa poderia ser sua opção.

5 – Associe ao que conheça bem – Desenvolva o assunto fazendo associações com histórias e exemplos que você conheça muito bem e que guardem algum tipo de relação direta ou indireta com o objetivo da apresentação. Se você estivesse tratando dos diferentes tipos de financiamento, e soubesse como constituir uma empresa, poderia contar a história de determinada companhia que se constituiu graças a um tipo específico de financiamento.

6 – Escolha um assunto apropriado à circunstância – Considere sempre que o público espera que você desenvolva temas do interesse dele, apropriados ao contexto e à circunstância da apresentação.

7 – Seja cuidadoso nessa pesquisa. Verifique quem são os ouvintes, qual é a formação intelectual predominante do grupo, se houve algum critério para que as pessoas fossem convidadas, que assunto foi prometido a elas e quais as informações que possuem sobre o tema. Com pequenas modificações no assunto que você conhece bem será possível atender a essa expectativa dos ouvintes.

8 – Cuidados especiais. Tenha alguns cuidados importantes como, por exemplo, revestir com uma roupagem nova e atraente informações que estejam ultrapassadas e já se mostrem desinteressantes.

9 – Inove. Encontre um bom ângulo de análise, saia do lugar comum e faça com que o assunto pareça novo para a platéia.

10 – Fale do que mais gostar. Se você sentir prazer em falar sobre um tema, sua mensagem será única, especial, particular.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA