< Página Anterior

27 abr 2024

O ícone dos palcos corporativos

Reinaldo Polito

Continuando com os comentários sobre as técnicas utilizadas pelos maiores palestrante s do país, hoje vou falar sobre o ícone dos palcos corporativos, Luiz Marins.

Você quer saber qual a posição do Brasil no contexto mundial sobre a produção ou a venda de determinado produto? pergunte ao Marins. Ele sabe de tudo o que acontece no nosso país e em todas as partes do mundo.

É obcecado por detalhes. Sua larga experiência como antropólogo o ajuda na pesquisa e no garimpo de informações sobre as atividades e o setor das empresas que o contratam. Conversa com os clientes e fornecedores da empresa e sente prazer especial quando consegue transmitir dados sobre a companhia que nem mesmo seus executivos conhecem.

Marins tem orgulho de dizer que gasta mais tempo preparando do que proferindo suas palestras. Chega cedo ao local da apresentação, conversa com os ouvintes e com os responsáveis pelo evento. Este é o momento em que faz os ajustes finais, retirando ou acrescentando informações para o bom andamento da palestra.

Entre as várias palestras a que assisti do Marins, em uma delas particularmente, a empresa o havia contratado para passar uma mensagem que comemorasse os ótimos resultados conquistados. Só que em menos de uma semana os números se inverteram e o que deveria ser motivo de comemoração passou a ser de desânimo. Pouco tempo antes da palestra Marins mudou o rumo que havia planejado e deu uma chacoalhada no grupo mexendo com os brios dos ouvintes. Durante todo o evento cada palestrante ou diretor da empresa que ocupava a tribuna fazia referência às suas palavras.

Sempre bem-humorado dispõe de um repertório inesgotável de histórias. Para cada conceito importante que aborda em suas apresentações tem sempre um bom “causo” como ilustração. Para iniciar aproveita os dados que pesquisou sobre a empresa. Além de atrair a atenção dos ouvintes, mostra que sabe do que está falando e ganha a confiança do público já nos primeiros instantes.

Como foi professor a vida inteira e sabe que o valor da palestra está nos resultados que ela pode proporcionar, procura encerrar sempre dando lição de casa para os ouvintes. Se o público entendeu e concordou com o que ele disse durante toda a apresentação, por que não orientar as pessoas sobre como deverão agir para pôr tudo em prática?

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA