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26 mar 2019

Apresente e aprove seu projeto

O velho e sábio ditado “em Roma faça como os romanos” serve como boa regra para que seus projetos tenham mais chances de ser aprovados. Antes de apresentar um projeto analise bem quais são as expectativas que as pessoas têm com relação a ele e prepare-se para dançar a música no mesmo passo.

Imagine, por exemplo, que o gerente de um banco o procure para que faça aplicações. Se o seu estilo é mais conservador, qual seria sua atitude se ele insistisse em lhe oferecer negócios que envolvessem ações, ou outros produtos de risco? Certamente você recusaria a proposta. Da mesma maneira, se você tiver estilo mais arrojado e gostar de viver perigosamente, fugiria das propostas que ele fizesse sobre fundos de renda fixa como o diabo foge da cruz. É assim que funciona com a apresentação de um projeto. Para que sua proposta obtenha sucesso você deverá orientar os argumentos em direção aos interesses dos ouvintes. Portanto, ao se preparar para defender um projeto, descubra de que maneira ele poderá beneficiar os responsáveis pela sua aprovação e planeje a exposição nesse sentido.

Supondo que o projeto seja oferecido à área industrial, que sofre com paralisações por causa dos freqüentes gargalhos no acabamento, iniciar dizendo que sua proposta visa o rápido escoamento da produção funcionaria como música aos ouvidos dessa platéia.
Se o objetivo dos ouvintes for outro, como, por exemplo, conquistar maior fatia do mercado num prazo mais curto, a sua melhor atitude seria iniciar revelando que essa será a grande vantagem do projeto.

Você percebeu que para fisgar o interesse do ouvinte na apresentação de um projeto e deixá-lo atento até o final deve usar suas primeiras palavras para mostrar quais as vantagens que ele terá com a sua implementação. Por isso, empenhe-se em descobrir quais os benefícios que irão interessar mais os ouvintes e inicie falando sobre eles para que as pessoas fiquem mais receptivas desde o princípio.

Atenção – você só poderá fazer promessas sobre as vantagens do projeto se elas forem verdadeiras. Caso contrário, além de frustrar as expectativas dos ouvintes e criar resistências às suas idéias, correrá sério risco de comprometer sua reputação. Pode ser também que as suas sugestões firam os interesses de algumas pessoas. Neste caso, tome cuidado para não tentar fazer com que sua opinião prevaleça logo no princípio. Com certeza você irá encontrar vários pontos coincidentes entre sua forma de pensar e a dos ouvintes. Nessa circunstância, comece falando sobre esses pontos comuns até que as pessoas sejam levadas a julgar que pensam da mesma maneira, se desarmem e passem a ouvi-lo sem resistências. Só depois de ter construído esse campo de neutralidade é que poderá dizer o que realmente deseja. Também nesse caso, não concorde com os ouvintes apenas por concordar. Por mais opostas que sejam suas trincheiras, sempre existirão pontos de convergência verdadeiros. Precavenha-se para não demonstrar que concordou com as pessoas apenas como um ardil pra conquistá-las. Se essa artimanha for descoberta, você poderá dar adeus à vitória do seu projeto.

A não ser que você seja muito conhecido no ramo em que atua, ou fale para pessoas com as quais trabalha na mesma empresa, não parta da pressuposição de que todos conhecem sua autoridade para apresentar o projeto. Para quebrar a resistência dos ouvintes com relação a você, porque não confiam na sua autoridade sobre o assunto, comente com sutileza sobre outros projetos que desenvolveu, ou empreendimentos de que tenha participado. Ao tomar conhecimento da sua experiência, naturalmente ficarão mais receptivos.
Tomando esses cuidados suas chances de ver seu projeto aprovado serão maiores.

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