< Página Anterior

04 maio 2024

Comunicação Verbal – Sem essa habilidade você não se valoriza

por Reinaldo Polito

Vamos fazer uma aposta? Se eu perder você me deixa aqui falando sozinho e vai se concentrar em outro texto mais interessante. Se eu ganhar você continua lendo até o final. Fechado? Nada nas mangas, vamos lá. Aposto que você não vai se lembrar de mais de dois nomes de pessoas que se projetaram em alguma atividade importante e que não saibam falar bem.

Única regra restritiva – não vale jogador de futebol ou assemelhados. Quem? Lutador de vale-tudo? Não conta, esse entra na categoria dos assemelhados. Está difícil, não? Pode jogar a toalha e pagar a aposta – vamos juntos até o final. Talvez você nunca tenha pensado na seriedade deste assunto, mas não há alternativa: para se sair bem em qualquer carreira que tenha abraçado é essencial que saiba falar bem. Trata-se de uma habilidade tão importante que sem ela você não conseguirá valorizar tudo o que aprendeu estudando ou trabalhando.

Quer ver como você não escapa? Vamos imaginar que você ainda esteja estudando e graças a um bom “paitrocínio” consiga se dedicar apenas à vida escolar – se pensa que vai poder ficar com a boquinha fechada o tempo todo está muito enganado. Cada vez mais as escolas exigem que os alunos apresentem oralmente seus trabalhos, e se a comunicação for deficiente poderá até comprometer a nota de avaliação. Significa que mesmo na fase de trocar as fraldas o gogó vai ter de funcionar. Agora vamos supor que já tenha deixado de engatinhar e que esteja procurando um emprego. Piorou! Você vai participar de dinâmicas de grupo, entrevistas e para ter sucesso dependerá essencialmente da boa comunicação. Ufa! Conseguiu se encaixar no mercado de trabalho, agora é relaxar. Que nada, quanto mais você crescer na hierarquia da empresa, mais dependerá da eficiência da sua comunicação. À medida que for se aproximando do topo da pirâmide, mais participará de reuniões, de processos de negociação, fará apresentações de projetos, de planos de trabalho – sempre falando e sendo avaliado pela sua comunicação. E atenção para esta notícia importante: se não fizer exposições orais de boa qualidade perderá as posições que conquistou ou, no mínimo, não continuará crescendo. Enfim, qualquer caminho que tenha escolhido ou venha a escolher sempre dependerá da boa qualidade da comunicação para progredir e se realizar. Mais cedo ou mais tarde, e, com certeza, muito mais cedo do que mais tarde você precisará estar com a comunicação bem afiada.

E a história não termina por aí, pois a vida não é feita só de trabalho. Há mais frutas além desse abacaxizal. Ou será que não vai sobrar um tempinho para se dedicar ao chaveco vez ou outra? Pois é, até aí, ou melhor, principalmente aí, você deverá contar com sua boa comunicação. E se a conversa não for atraente vai dançar, sozinho.

Desculpe, eu não sabia. Quer dizer que já constituiu família e essa história de chaveco é coisa do passado? Sinto informá-lo: mesmo assim continuará precisando contar com sua comunicação. O tempo todo deverá usar a palavra para convencer o marido ou a mulher a fazer ou não uma viagem, a visitar ou não um amigo ou a sogra, sendo que para este caso seu poder de comunicação deverá ser ainda melhor. Experimente só bater o pezinho e dizer que não vai, sem um bom argumento. Correrá o risco de receber a visita Dela. Bem, se der essa vacilada talvez não precise mais se preocupar com a comunicação, porque enquanto Ela estiver dando palpites na sua casa e infernizando a vida do casal, você estará de bico armado e quietinho no canto do sofá. E por falar em família, ainda há os filhos que precisam ser orientados e estimulados pela palavra. Todos os dias será preciso falar com eles sobre a importância de se dedicar aos estudos, alertá-los sobre os perigos das drogas e mostrar os riscos de ir para as baladas com colegas pouco confiáveis.

A convivência social também vai exigir que você fale bem. Quando convivemos com amigos que sabem conversar, contar histórias interessantes, sentimos prazer em estar com eles e o tempo passa sem que ninguém olhe para o relógio. Ao contrário, quando as pessoas são muito quietas e ficam em volta da mesa um olhando para a cara do outro sem saber o que dizer, é duro de agüentar. Quer mais? Até para saber a hora de ficar quieto e ouvir de maneira atenta e interessada o que as outras pessoas têm a dizer você dependerá de uma comunicação bem desenvolvida. E para dar o exemplo, vou parando por aqui. Mas,não espere mais. Dedique-se desde já ao aprimoramento da sua comunicação, pois falando melhor você será uma pessoa mais eficiente e muito mais feliz.

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA