< Página Anterior

04 mar 2018

Fale com naturalidade

Reinaldo Polito

Nos últimos 30 anos, tenho empunhado uma bandeira que considero uma das mais preciosas para o sucesso da comunicação -a naturalidade.

Parece ironia. Mas, você só conseguirá desenvolver uma comunicação eficiente se aprender a explorar seu próprio potencial, preservar suas características e falar com naturalidade. Isto é, terá de se dedicar e aprender muito para no final conseguir ser você mesmo.

Dá a impressão de ser muito simples. Afinal, basta que você se comporte diante do público sem máscara, sem afetação, sem artificialismo e passará a fazer parte do seleto grupo dos grandes comunicadores.

Entretanto, esse objetivo possível de ser atingido por todas as pessoas, independentemente da sua situação econômica, social ou intelectual, é o que exigirá de você maior esforço, estudo e dedicação.

Por isso, se você me perguntasse o que considero mais importante para que a sua comunicação seja vitoriosa, com toda a convicção e sem nenhum receio de errar eu diria: seja natural.

Aprenda e aplique todas as regras da comunicação, mas jamais perca sua naturalidade. Fale nas reuniões da empresa, nos contatos sociais e de negócios preservando seu estilo e respeitando seu jeito de ser.

A grande meta da comunicação é a credibilidade. Se os ouvintes acreditarem em suas palavras, tudo poderá ser conquistado. Você terá a aprovação do projeto, a assinatura no pedido, o voto em seu nome, a solidariedade à sua causa. Enfim, todos os seus anseios serão atendidos se você tiver credibilidade.

Para que essa qualidade esteja presente em sua comunicação, o primeiro e mais relevante requisito é a naturalidade.

Se você cometer erros técnicos de comunicação, mas conseguir se expressar de maneira natural e espontânea, as pessoas ainda poderão confiar na sua mensagem. Se, entretanto, você aplicar todas as técnicas, mas se apresentar com artificialismo, os ouvintes duvidarão das suas intenções e se mostrarão resistentes ao que disser a eles.

Para saber como deve ser a sua comunicação quando você se apresenta com naturalidade, observe como se comporta quando está falando com as pessoas mais íntimas -amigos e familiares- e procure se apresentar em outros ambientes mantendo essa mesma forma de ser.

Se você conseguir falar diante de uma platéia ou de um grupo em reuniões formais com a mesma liberdade e desenvoltura com que se expressa em situações mais descontraídas, atingirá o mais elevado nível de comunicação que poderia pretender, pois estará transportando essa competência para todas as circunstâncias.

Talvez contando como procedo com meus alunos no Curso de Expressão Verbal você tenha uma idéia melhor de como deverá agir.

Ao receber o aluno, antes de iniciar a aula, converso com ele de maneira amigável até que possa se sentir à vontade e se expressar com espontaneidade.

Durante essa conversa descontraída posso analisar o ritmo da sua fala, a maneira como faz as pausas, como gesticula, olha, ri, o tipo de vocabulário que utiliza, se possui e como explora a presença de espírito, como ouve e participa do diálogo. Enfim, como se comunica a partir do seu verdadeiro estilo.

Após essa observação o aprendizado passa a ser mais simples, pois ele apenas terá que fazer na tribuna, diante do microfone e da câmera, o que já sabe. Quando ele conseguir se apresentar nesta situação mais formal da mesma maneira como estava se comunicando comigo naquela conversa inicial mais solta, estará pronto para falar em qualquer situação com desembaraço, confiança e eficiência.

Quase todos os alunos se mostram surpresos, pois esperavam participar de um processo de aprendizado que impusesse regras prontas de conduta. Entretanto, ficam aliviados ao descobrir que para ser bons comunicadores não precisarão se violentar, interpretando papéis ou vivendo personagens diferentes da sua realidade pessoal.

É evidente que você deverá buscar cada vez mais o seu aprimoramento e se dedicar para assimilar e aplicar todas as boas técnicas da comunicação, mas sem jamais perder sua naturalidade.

Saiba também que ser natural não significa continuar cometendo erros, mas sim aproveitar os aspectos positivos que aprendeu e desenvolveu ao longo da vida.

Falando com naturalidade você se sentirá muito mais confiante, e essa segurança permitirá que explore melhor sua inteligência, bom humor e capacidade de associar idéias e informações, o que tornará suas apresentações muito mais expressivas, desembaraçadas e atraentes.

Aprenda, estude, pratique todas as boas técnicas, mas jamais deixe de ser como é, pois -tenha certeza- o melhor de você será sempre você mesmo.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA