< Página Anterior

03 jul 2018

Mostre os bons argumentos separadamente

por Reinaldo Polito

Imagine que você esteja numa reunião, de posse de excelentes argumentos, apresentando um projeto muito importante. É evidente que nessa circunstância estaria bastante ansioso e tentado a massacrar qualquer resistência revelando-os todos de uma vez. Não vou dizer que você não consiga êxito se agir dessa maneira, já que ao fazer uso de argumentos poderosos terá excelentes chances de vitória. Entretanto, se, por acaso, precisar de toda força de sua argumentação agindo assim, provavelmente, estará correndo o risco de sair derrotado.
Quando todos os nossos argumentos possuem excelente qualidade, devemos apresentá-los separadamente, para que o valor de cada um deles seja observado, admirado e avaliado com o peso que merece. Lembre-se de que cabe a você, pela maneira como se expressa, mostrar o valor e a importância de cada um de seus argumentos. Se você não se empenhar em realçar o peso de cada um, talvez os transmita como se fossem informações comuns, sem nenhum atrativo especial. Para que um argumento possa ser destacado e apareça aos olhos dos ouvintes com todo seu valor, você poderá usar alguns dos seguintes recursos:

  • Faça pausas expressivas
    A pausa expressiva pode ser usada antes e depois da exposição do argumento. Quando você fizer a pausa antes, procure manter a comunicação visual com os ouvintes para aumentar ainda mais a expectativa com relação à informação que irá transmitir. Ao fazer a pausa depois do argumento, use a inflexão de voz que consiga demonstrar que a informação foi concluída, para motivar a platéia a refletir sobre ela.
  • Use elementos de transição
    Os elementos de transição são expressões que anunciam uma informação importante. Por exemplo, “atentem para esta questão importantíssima”, “quem poderia resistir a essa verdade?”.
  • Pronuncie as palavras de maneira diferenciada
    Para destacar a informação dentro da mensagem você poderá usar mais ou menos intensidade na voz. Pronunciando as palavras com pouco mais ou pouco menos de intensidade elas se destacarão das demais. Poderá ainda pronunciar pausadamente todas as sílabas de todas as palavras. Assim, todas as palavras, que compõem o argumento importante, ao serem pronunciadas pausadamente se mostrarão relevantes.Se, entretanto, você tiver uma grande quantidade de bons argumentos à disposição, cuidado para não os enfraquecer pelo excesso. Por melhores e mais poderosos que sejam, depois de algum tempo as pessoas podem se cansar e deixar de prestar atenção. Portanto, quando perceber que os argumentos utilizados foram suficientes para convencer os ouvintes, ou notar algum tipo de desatenção, esteja pronto para encerrar ou desenvolver outros tópicos da mensagem que ajudem a platéia a se refazer e reencontrar disposição para acompanhar novamente seu raciocínio de maneira atenta e interessada.
    Se, ao contrário, possuir apenas alguns poucos bons argumentos, encontre uma forma de repeti-los analisando-os por ângulos diversos e utilizando palavras diferentes para que pareçam ser em maior número.

Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você – Cursos

“Terminantemente proibida a reprodução sem autorização expressa do autor”

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA