< Página Anterior

03 jul 2018

Como conquistar o voto do eleitor. Atropelando

Pois é, uma semana passa voando e aqui estamos de volta com a
nossa coluna sobre oratória política. Mas não é só a semana que passa depressa, você vai ver como a época da campanha, mesmo sendo cansativa, vai acabar num piscar de olhos. Por isso essa é a época de arregaçar as mangas e atropelar, literalmente.

Lembro-me quando estava preparando meu querido amigo Zé Raul para a sua campanha para deputado federal. Por questões de agenda tivemos que fazer o treinamento num sábado à tarde, quando já não tínhamos mais as secretárias na escola para nos ajudar.

Lá pelas tantas tocou a campainha e o Zé Raul, todo solícito e gentil como sempre, se prontificou a atender a porta e ver quem estava chamando.
Depois de algum tempo ele retornou com um semblante de missão cumprida dizendo: – Era o entregador de água. Já paguei e coloquei o garrafão no local.
De surpresa perguntei à ele:
— E aí, entregou um santinho para ele?
— Pelo amor de Deus Polito, você tem razão, eu nem me lembrei de falar que era candidato. Acho que não nasci para a política mesmo!

Claro que ele tinha nascido para política. Era simpático, inteligente, carismático e muito comunicativo, só não tinha aprendido que em campanha o político tem que atropelar. Quando é que um entregador de água teria a chance de conversar com um candidato a deputado federal? Provavelmente nunca. Ele perdeu não só o voto do entregador mas provavelmente de toda a sua família.

Não se esqueça de que em campanha é assim – olhou, sorriu – parou, cumprimentou – encostou, toma lá um santinho, um pedido de voto e lógico de toda a família.
Não espere o grande comício para conquistar o voto, pois em campanha passou de dois já é multidão, já dá discurso, daqueles curtinhos que não cansam e despertam a simpatia, que dá voto e cria cabo eleitoral voluntário.

Na semana passada eu tinha prometido que falaria de como entender o interesse do eleitor, mas me lembrei que de agora em diante não dá para perder tempo – é preciso atropelar, por isso mudei o tema e falarei sobre o interesse do eleitor na semana que vem. Até lá – atropelando.

Reinaldo Polito
nº 3

Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você – Cursos
“Terminantemente proibida a reprodução sem autorização expressa do autor”

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA