< Página Anterior

23 jan 2019

D u z e n t o s

Reinaldo Polito

No dia 3 de agosto de 2003, portanto, há mais de quatro anos, foi publicado o meu primeiro texto na Tribuna. Este artigo que você está lendo agora é o de número 200.

Achei que o momento seria oportuno para fazer um balanço de tudo o que escrevi nesse tempo todo e a partir dos textos compreender melhor como foi essa “nossa conversa” a cada domingo aqui no caderno de comportamento.

Cheguei a uma conclusão interessante – o artigo mais significativo que escrevi desde aquela já longínqua estréia, por incrível que possa parecer, foi exatamente o primeiro. Por isso, resolvi repeti-lo hoje como espécie de comemoração para essa marca que considero importante no meu relacionamento com a Tribuna e, principalmente, com você.

O Sucesso é ser você mesmo                                          

Se você me pedisse um bom conselho sobre como fazer sucesso na comunicação, eu diria sem nenhum receio de errar: seja natural. Aprenda e aplique todas as regras da comunicação, mas jamais perca sua naturalidade. Fale nas reuniões da empresa, nos contatos sociais e de negócios preservando seu estilo e respeitando suas características.

Tenha em mente que, se você cometer erros técnicos de comunicação, mas conseguir se expressar de maneira natural e espontânea, as pessoas ainda poderão confiar na sua mensagem. Se, entretanto, você aplicar todas as técnicas, mas se apresentar com artificialismo, os ouvintes duvidarão das suas intenções e se mostrarão resistentes ao que disser a eles.

Observe como se comporta quando está falando com as pessoas mais íntimas – amigos, colegas de trabalho e familiares – e procure se apresentar em outros ambientes mantendo essa mesma forma de ser.

É evidente que você deverá buscar cada vez mais o seu aprimoramento e se dedicar para assimilar e aplicar todas as boas técnicas da comunicação, mas sem jamais perder sua naturalidade.

Saiba também que ser natural não significa continuar cometendo erros, mas sim aproveitar os aspectos positivos que aprendeu e desenvolveu ao longo da vida.

Falando com naturalidade você se sentirá muito mais confiante, e essa segurança permitirá que explore melhor sua inteligência, presença de espírito e capacidade de associar idéias e informações, o que tornará sua comunicação mais eficiente.

Pois é, foi assim há quatro anos, continua sendo da mesma forma ainda hoje e parece que não vai mudar.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA