< Página Anterior

20 maio 2019

Encontrei Yolanda

Reinaldo Polito

Impressionante! Encontrei Yolanda.

Na semana passada falei nesta coluna sobre uma professora de Português chamada Yolanda, que foi decisiva para que eu passasse a gostar de escrever.

Confesso que não tinha lá muita esperança de encontrá-la, pois a última vez que nos vimos faz mais de 40 anos. Por isso, iniciei e encerrei indagando: “onde andará você, Yolanda?”.

O que pretendi com meu texto foi levantar um tema para que pudéssemos todos refletir: que pessoas influenciaram a nossa vida. Alguns leitores me escreveram para dizer que foram tocados pelo artigo. Lembraram-se de antigos professores, tios e vizinhos que em determinado momento, com conselhos, exemplos e ensinamentos mudaram totalmente o rumo da sua existência.

Essas manifestações me deixaram feliz, pois se alguns se deram ao trabalho de escrever, imagino quantos outros devem ter parado para buscar na memória quais foram as pessoas que atravessaram seu caminho e os transformaram no que são hoje.

Entretanto, graças à força excepcional da Tribuna, minha antiga e querida professora Yolanda leu o artigo e reapareceu. Não só leu como vários de seus amigos também leram e a procuraram para fazer comentários.

Ela me ligou e num momento de grande emoção conversamos sobre o que ocorreu com a nossa vida ao longo de todos esses anos. Enquanto ela falava, devagar fui me lembrando do som meigo e ao mesmo tempo firme da sua voz. Depois de alguns minutos consegui me transportar para aquela época tão distante e tive a impressão de que estava assistindo a uma de suas aulas extraordinárias.

Yolanda Teixeira Monteiro sempre foi e é uma pessoa diferenciada. Formada em Letras Neolatinas, fez especialização em Literatura Brasileira e Portuguesa e em Filologia Portuguesa. Aposentada, mora na mesma casa.

Escreveu alguns livros de poesias e contos e publicou um deles – Passos Largos. Ainda não o li, mas já gostei. Se ela foi sempre tão competente para ensinar a escrever, dá para deduzir que qualidade tem os textos que produz.

Já marcamos um encontro. Dia 6 de setembro pela manhã vou fazer uma palestra para advogados e estudantes de direito da UNIARA e ela prometeu que estará lá para me assistir. Sou muito cuidadoso com as minhas palestras, mas nessa vou caprichar ainda mais, pois quero que ela fique orgulhosa do seu aluno. Afinal, agora encontrei você, Yolanda!

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA