< Página Anterior

22 abr 2019

Fiori Gigliotti, um artista da palavra

Reinaldo Polito

Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo, torcida brasileira.

Que pena! Fiori Gigliotti nos deixou. Aos 77 anos, depois de mais de 50 anos atuando no rádio, morreu o maior narrador esportivo de todos os tempos. Ironicamente, o extraordinário comunicador que cobriu dez copas do mundo saiu do nosso convívio exatamente na véspera, um dia antes do início da copa de 2006.

Fiori fez parte da minha vida, pois desde garotinho eu me acostumei a ouvir suas narrações esportivas. Numa época em que ter televisão era privilégio de poucos, ele sabia como ninguém descrever e criar cenas que mexiam com a emoção daqueles que o acompanhavam pelo rádio. Era um artista da palavra. Sua interpretação ia além das frases bem construídas, acrescentava o tom de voz, a pausa medida com perfeição, o quadro pintado com as cores e os detalhes que transportavam os ouvintes para dentro dos estádios de futebol. Nem sempre era um estádio real, pois para emocionar as pessoas que ficavam grudadas no rádio, às vezes usava a imaginação e transformava um jogo sem muitos atrativos num espetáculo inesquecível. Fiori conhecia os caminhos que levavam ao coração dos ouvintes. Nós interioranos sempre tivemos muito orgulho em ver um jogador que havia pertencido ao nosso time atuando numa grande equipe. Por isso, mexia com esse sentimento ao dizer: balão subindo, balão descendo, cabeça na bola aliviando. Pelé tenta passar e não passa, a bola fica com Dudu, o moço de Araraquara.

Sabendo que as lembranças estão sempre presentes na vida dos torcedores, que acompanharam as jogadas dos atletas que defenderam seus clubes, Fiori criou um programa que levava os ouvintes às lágrimas – “cantinho da saudade”, onde contava a história de antigos craques. Relatava a trajetória vitoriosa dos jogadores e de como haviam desaparecido dos noticiários esportivos, às vezes pobres, esquecidos, longe do carinho dos fãs que em tantas oportunidades vibraram com seus feitos e aplaudiram suas jogadas.

Fiori partiu, mas deixou em todos nós um cantinho de saudade.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA