< Página Anterior

03 jul 2018

Não dê chance ao adversário

por Reinaldo Polito

Quando você puder contar apenas com argumentos frágeis ou inconsistentes, deverá apresentá-los ao mesmo tempo, para que a quantidade, talvez, compense a falta de qualidade. Entretanto, quando você estiver do outro lado da mesa e perceber que os argumentos contrários possuem essa característica de fragilidade, sua atitude deverá ser inversa. Assim, para vencer uma linha de argumentação inconsistente, como os argumentos frágeis apenas conquistam alguma força quando se unem, procure separá-los e atacá-los isoladamente. É fácil deduzir que combatendo-os separadamente, um a um, será muito mais simples tornar sua causa vitoriosa. É lógico que se a fragilidade dos argumentos contrários for muito acentuada, em determinadas circunstâncias, nem será preciso separá-los para que sejam derrotados. Em todo caso, muito cuidado com essa avaliação, pois, às vezes, pode parecer que uma linha de argumentação já foi derrotada antes mesmo de ser atacada. Um engano nessa análise poderá trazer conseqüências incontornáveis. O problema é que por estarem todos os argumentos unidos, a tendência é de avaliar todos com o mesmo peso. Se, todavia, um ou mais argumentos não possuírem a mesma fragilidade que os demais e se mostrarem mais resistentes ao ataque, poderão prevalecer e mesmo a custa de muita dificuldade tornar a causa adversária vencedora. É provável até que essa minha preocupação tenha uma boa dose de exagero, mas dependendo da causa que você defende e da importância que o resultado representa, não vale apenas negligenciar e arriscar, use todo o potencial de vitória de que puder se valer para neutralizar as ações do oponente. Também nem sei porque estou falando em “dependendo da causa”, pois se uma causa merece ser defendida, sempre deveremos nos esforçar para o seu sucesso. Afinal, se não valesse a pena lutar pela sua defesa, provavelmente, ela também não mereceria ser defendida.
Considere também que na vida corporativa a derrota de um projeto, por exemplo, pode em si não trazer nenhum prejuízo, mas sem que você perceba, ao longo do tempo essas derrotas poderão ajudar a construir uma imagem de perdedor. Como ninguém gosta de se juntar aos perdedores, poderá ser o início do desgaste de uma liderança, construída quem sabe a custa de muito trabalho e até de sacrifícios. Por isso, não fique marcando passo e não deixe brechas para que a outra parte possa ter qualquer tipo de esperança quando os argumentos que possui são apenas frágeis ou inconsistentes.
Esses e outros conceitos são desenvolvidos no curso de expressão verbal ministrado pelo Professor Reinaldo Polito.
Escolha o mais apropriado para você – Cursos

“Terminantemente proibida a reprodução sem autorização expressa do autor”

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA