< Página Anterior

23 jan 2019

O mundo das palestras e dos palestrantes

Reinaldo Polito

Um guia para você que deseja contratar um bom palestrante ou assistir a uma palestra de qualidade

Recebi convite para participar de uma reunião que eu não perderia por nada. Um encontro de palestrantes, precedido de almoço, com a garantia de que nenhum deles faria discurso. Pensei cá comigo, pago para ver. Como é que oradores tão competentes, alguns com quase 40 anos de tribuna, conseguem ficar diante de uma platéia sem “perorar”?! Fazia tempo que eu não usava esse termo, mas como falei em “40 anos” achei que valia a pena ressuscitá-lo. Foi na Fazenda Chaparral do queridíssimo amigo Luiz Marins, ali na região de Sorocaba. Como eu estava em Araraquara tive de fazer uma boa ginástica para chegar até lá. Valeu a pena. O anfitrião preparou um almoço irretocável. Cada um escolheu seu prato favorito, que ia desde polenta, para os caipiras como eu, até carnes de vários tipos, para os paladares mais sofisticados; tudo regado a bom vinho e coroado por um bolo de fubá que arrancou exclamações de todos. Como eu já os presenciara em ação no palco, foi uma surpresa observar tantos oradores excepcionais só conversando, trocando idéias, falando de suas carreiras, de seus ideais, de seus planos. O que me deixou mais feliz foi constatar o amor com que cada um fala da sua profissão e o comportamento ético de todos eles. Aqui está uma polêmica, pois a maioria deles concorda que ser palestrante não é uma profissão, mas uma atividade sem prazo de validade, exercida normalmente por professores ou grandes executivos que sabem falar muito bem. Para manter a atenção dos ouvintes por duas horas, em ambientes nem sempre favoráveis, precisam ser sedutores de platéias. Lançam mão de quase todos os recursos de que dispõem – cantam, dançam, fazem imitações, contam piadas, plantam bananeira, gritam, desmancham-se em verdadeira doação para tornar mais suave e divertido o aprendizado do público. O objetivo do palestrante é fazer com que as pessoas cresçam, se desenvolvam e tenham condições de se tornar mais preparadas para enfrentar os constantes desafios que surgem no momento da maior transformação já vivenciada na história corporativa mundial. Os palestrantes se revestem de arautos, e como peregrinos nômades percorrem os mais diferentes rincões do país, e às vezes do mundo, propondo reflexões para que os indivíduos ou as empresas possam escolher o melhor rumo a seguir. Sem exagero, é possível afirmar, como destacou com propriedade o Marins, que os palestrantes são os responsáveis pela mudança da mentalidade do mundo empresarial moderno.

Se analisarmos o tema de cada um deles e a forma como desenvolvem suas palestras, teremos uma aula extraordinária de comunicação, pois entraremos em contato com a experiência dos melhores comunicadores em atividade no mercado. Lembre-se de que alguns desses oradores falam quase todos os dias para diferentes platéias com os mais variados objetivos e encantam a todas.

Além disso, você terá um guia interessante para guardar, pois ele poderá ajudá-lo a escolher bons palestrantes. Vamos analisar os temas e a maneira de atuar de cada um deles.

Entre os que foram convidados e os que puderam comparecer havia um time de peso. Nesta edição falarei sobre Dulce Magalhães, Leila Navarro, Max Gehringer, Luiz Marins, César Romão, Daniel Godri e Eugênio Mussak. E na próxima, não perca, o restante do time de craques: Waldez Ludwig, Gretz, Marco Aurélio Vianna, Clovis Tavares, César Souza, Carlos Alberto Júlio e este que vos fala.

Primeiro as damas

Embora o número de mulheres palestrantes tenha aumentado bastante nos últimos anos, ainda são poucas se compararmos com a quantidade de homens que se dedica a essa atividade. Elas estavam muito bem representadas por duas comunicadoras excelentes, Dulce Magalhães e Leila Navarro.

Dulce Magalhães

Vi Dulce atuando no Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo, no mesmo evento em que participei como palestrante e que foi promovido pela VENCER!. Lembro-me de que tive de caprichar na minha palestra porque ela falou antes de mim e sua apresentação foi tão bem-sucedida que no final o público a aplaudiu de pé.

Como oradora é exemplar. Mantém postura elegante, fala com voz firme e ao mesmo tempo suave, pronuncia corretamente as palavras e se movimenta com propriedade diante dos ouvintes. Ela aborda assuntos relacionados à motivação e mudança. Sua argumentação se sustenta em sólidos conhecimentos que possui sobre filosofia.

Apesar de toda sua formação intelectual, pois é Ph.D. em Filosofia pela Universidade de Columbia, Mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres e Especializada em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma e Oxford, Dulce não se acomoda no pedestal acadêmico. Ao contrário, usa sua inteligência e capacidade de comunicação para abordar os mais complexos temas relacionados aos paradigmas que constroem a percepção que as pessoas têm da realidade, de forma tão clara e simples que envolve a platéia desde o início até o encerramento da sua exposição. Muito criativa, se vale de filmes de ação para pôr o ouvinte dentro dessa realidade construída pela sua percepção. São momentos de tirar o fôlego da platéia, que só respira aliviada quando ela usa de muita habilidade para mostrar que aquela experiência serviu para exemplificar sua abordagem teórica.

Se desejar saber um pouco mais sobre o currículo, as palestras e os livros de Dulce Magalhães, visite o site  HYPERLINK “http://www.dulcemagalhaes.com.br” www.dulcemagalhaes.com.br.

Leila Navarro

Se um dia você assistir a uma palestra da Leila Navarro, nunca mais irá se esquecer dela. Ela é ousada, arrojada e mexe com o público o tempo todo. Leila diverte a platéia porque é naturalmente divertida. Suas palestras conquistaram tanto sucesso que já foram vistas por platéias de diversos países, como Chile, Peru, Uruguai, Portugal, Espanha e Japão.

Como oradora dá o exemplo de que no palco tudo deve ser feito para cativar o ouvinte. Suas palestras têm como objetivo maior estimular as pessoas para que alcancem sempre a felicidade e o bom humor.

Suas pesquisas sobre o comportamento humano permitiram que ela desenvolvesse ações para que as pessoas descubram o potencial, o talento e as qualidades que possuem.

Como articulista é minha companheira na VENCER! Fisioterapeuta por formação, especializou-se no comportamento humano e em medicina comportamental pela Escola Paulista de Medicina. É autora de diversos livros, sendo um deles, Talento para ser feliz, publicado também no Japão, país onde sempre teve ótima receptividade.

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre as obras, as palestras e os feitos de Leila Navarro. Faça uma visita ao site  HYPERLINK “http://www.leilanavarro.com.br” www.leilanavarro.com.br.

Agora os marmanjos

Os homens já estão na estrada das palestras há mais tempo. Alguns foram vistos por platéias do país inteiro e são responsáveis por muitas mudanças na vida das corporações.

Max Gehringer

Além de extraordinário palestrante, Max é autor de vários livros e um dos melhores escritores que conheço. Durante muitos anos escreveu para as revistas Exame, VIP e Você S.A., destacando-se como um dos articulistas mais admirados pelos leitores. Atual-mente escreve como conselheiro de carreiras para a revista Época. Com sua voz sonora e muito bem timbrada conquistou os ouvintes da Rádio CBN fazendo comentários sobre o mundo corporativo todas as manhãs.

Sua longa experiência no primeiro posto de empresas multinacionais como presidente da Pepsi-Cola Engarrafadora e da Pullman-Santista Alimentos, o credencia a abordar com impressionante lucidez temas relacionados à gestão e às mudanças. Fala com o público como se conhecesse as necessidades, as dúvidas e as aspirações de cada um dos ouvintes.

Max faz palestras bem-humoradas, inteligentes, instigantes. É um show o tempo todo. Meticuloso, profundo conhecedor das reações das pessoas, surpreende o público com suas tiradas espirituosas, fazendo com que a platéia ria a cada frase. Contratar uma palestra de Max Gehringer é certeza de sucesso para qualquer evento.

Nós fomos dois dos três conferencistas do primeiro Career Fair realizado no país. Como o terceiro era um gringo, caprichamos para mostrar que os palestrantes bons estavam aqui. O resultado de nossas palestras foi tão bom que comemoramos com um almoço que até hoje recordamos com alegria.

Para conhecer mais sobre a capacidade de comunicação de Max Gehringer entre no site  HYPERLINK “http://www.cbn.com.br” www.cbn.com.br, clique em “mundo corporativo” e em seguida no nome dele. Tenho certeza de que ficará impressionado com o que irá ouvir.

Se desejar outras informações mande um e-mail para  HYPERLINK “mailto:[email protected][email protected].

Prof. Marins

Embora se autodenomine como “avô” dos palestrantes, pois fez a primeira palestra em São Manuel, no interior de São Paulo, lá pelos idos de 1969, é na verdade um garotão que apresenta uma vitalidade diante da platéia capaz de provocar inveja em todos nós. Praticamente todos os palestrantes bem-sucedidos aprenderam alguma técnica com Luiz Marins. Foi o pioneiro em associar o conteúdo da mensagem ao espetáculo da apresentação. Tive o cuidado de observá-lo em ação inúmeras vezes para tentar compreender o motivo do seu sucesso como orador. A conclusão foi bastante óbvia, ele é único.

Rápido com as palavras, ágil na movimentação, perfeito nas pausas; com sua estatura mediana preenche o palco e não deixa ninguém piscar na platéia. Seu otimismo é contagiante. Garimpa estatísticas que mostram a grandeza e o potencial do Brasil no contexto internacional. Consultor renomado em antropologia empresarial, ele se vale da larga experiência prática e da profunda pesquisa teórica para fazer palestras sobre os desafios empresariais para o século 21. Suas palestras são tão requisitadas que durante muitos anos precisou se valer de um avião próprio para se locomover rapidamente por todos os cantos do país.

Sua formação eclética se originou em diferentes áreas do conhecimento. Estudou antropologia, direito, história, ciência política, planejamento e marketing, em universidades do Brasil e de diversos países. Durante muitos anos transmitiu seu enorme saber para alunos de diversas universidades e faculdades onde foi professor titular. Publicou 12 livros, todos com muito sucesso de crítica e de venda.

Se desejar conhecer mais sobre a vida, os empreendimentos, as obras e as atividades de Luiz Marins, entre no site  HYPERLINK “http://www.anthropos.com.br” www.anthropos.com.br.

César Romão

Depois de conquistar os leitores brasileiros com uma dúzia de excelentes livros, César Romão é agora um dos escritores mais conceituados em diversos países. Projetou-se como palestrante depois que seu livro A Semente de Deus explodiu no mercado editorial.

Fui diversas vezes entrevistado em seu programa na Rádio Mundial. É um entrevistador habilidoso, que deixa o entrevistado à vontade e só interfere quando precisa manter o ritmo do programa ou ajudar na resposta do seu convidado. É um palestrante que encanta a platéia. Posta-se diante do público como um verdadeiro lorde, mas sempre com simpatia e bom humor. O encadeamento das suas idéias é lógico e concatenado, possibilitando ao público acompanhar sua explanação sem esforço.

César acredita no potencial das pessoas e as estimula a encontrar com o próprio esforço a fórmula para suas realizações. Sua palestra O seu futuro depende de você, que também é título de um de seus livros, já foi aplaudida por centenas de milhares de pessoas em todo o país.

Certa vez os responsáveis por um importantíssimo evento da Caixa Econômica Federal de Brasília, onde eu fizera inúmeras apresentações, me pediram indicação de um excelente palestrante: “Polito, mas o cara tem de ser muito bom, precisamos balançar esse povo”. Indiquei o César Romão. Na semana seguinte recebi um telefonema entusiasmado de Brasília dizendo que foi um sucesso estrondoso. César impressionou tanto que foi citado como exemplo em todas as outras palestras.

Com Mestrado em Psicologia Organizacional, MBA em Marketing, pós-graduação em Administração, é formado em Direito e fez diversos cursos de extensão no exterior.

De personalidade tranqüila e afável, é um dos palestrantes mais requisitados pelas idéias inspiradoras que defende. Se desejar conhecer mais sobre o trabalho, os livros, as palestras e as realizações de César Romão, entre no site  HYPERLINK “http://www.cesarromao.com.br” www.cesarromao.com.br.

Daniel Godri

Só a frase do técnico pentacampeão do mundo Luiz Felipe Scolari, o Felipão, seria suficiente para comprovar a eficiência do trabalho do Godri. Em entrevista coletiva no Rio Grande do Sul, ele declarou que treinava a seleção brasileira com os vídeos do Godri. Ora, se as mensagens desse grande palestrante podem inspirar os jogadores da nossa seleção a trazer o caneco para o nosso país, imagine o que ele poderá fazer por você em uma das muitas palestras que realiza. Nessa mesma entrevista Scolari disse que os vídeos do Godri tinham excelentes mensagens de motivação. Algumas até hilariantes para exemplificar.

Autor de várias fitas, CD-Rom e livros, um deles, Como conquistar e manter clientes, ultrapassou a barreira de 100 edições e entrou para as listas dos mais vendidos do país. Suas palestras tratam essencialmente de motivação, atuam com o objetivo de orientar a gestão de pessoas e promovem o conhecimento para que equipes desenvolvam alta performance e alto desempenho.

Pude conhecê-lo melhor durante o nosso almoço na fazenda Chaparral. Ele me conquistou com a maneira gentil e atenciosa com que tratou a todos, fazendo na prática o que ensina em suas palestras. Como Godri é um ótimo ouvinte, sabe como planejar apresentações apropriadas para cada tipo de platéia, pois compreende bem quais são as carências das pessoas.

Você ganhará muito conhecendo um pouco mais sobre o trabalho, os livros e as palestras de Daniel Godri. Entre no site  HYPERLINK “http://www.godri.com.br/” www.godri.com.br.

Eugênio Mussak

Médico especializado em fisiologia desportiva, Eugênio é um educador por vocação. Com mais de 20 mil aulas contabilizadas em seu currículo como professor, transportou para o palco toda sua experiência em tratar com grupos de alunos. A partir da educação, e aproveitando conceitos e recursos da pedagogia, da biologia, da filosofia e das artes, que são temas que domina por formação e interesse pessoal, faz palestras sobre seu assunto preferido que é metacompetência, que também é título do livro que escreveu, e atende empresas de todas as atividades para tratar de liderança, pensamento estratégico e tendências do mundo contemporâneo.

Os artigos que escreve para diversas revistas recebem comentários entusiasmados dos leitores, que vêem nos seus textos uma oportunidade de crescer e de se aprimorar. É um colega muito querido por todos os palestrantes, que carinhosamente o tratam de Eugeninho. Sua mulher, Luciana, foi minha aluna no curso de expressão verbal, e pude constatar em todas as aulas, sem exceção, a admiração que sente pelo marido. O que demonstra a coerência entre o que ele diz quando está diante do público e o seu comportamento no dia-a-dia. Por onde passa deixa marcas de amizade e respeito. Temos amigos comuns em Portugal, Margot e Mario, que não se cansam de se referir a ele sempre com comentários elogiosos.

É uma pessoa que vale a pena conhecer, independentemente da sua reconhecida competência como palestrante. Sua participação como articulista da VENCER! é inesquecível. Saiba mais sobre a vida e as realizações de Eugênio Mussak entrando no site  HYPERLINK “http://www.eugeniomussak.com.br” www.eugeniomussak.com.br.

Esses são alguns dos extraordinários palestrantes que vale a pena conhecer. Na próxima edição você irá conhecer uma outra turma de oradores que estão sempre se apresentando e encantado as platéias.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA