< Página Anterior

21 maio 2019

Planeje bem sua apresentação

Você só terá certeza do sucesso da sua apresentação se souber como organizar etapa por etapa toda a seqüência do raciocínio. A partir desta semana você encontrará aqui na comunidade business, em “Dicas para falar melhor”, um roteiro seguro para planejar bem qualquer tipo de apresentação. Começarei com um plano geral, mostrando os diversos passos que deverão ser seguidos, desde a introdução até a conclusão. Neste primeiro momento mostrarei as etapas da apresentação, o conceito de cada uma delas e seus objetivos. Nos próximos artigos irei detalhando cada uma delas para que você saiba como utilizá-las de maneira correta, de acordo com o assunto e o tipo de público que deverá enfrentar.

As partes de uma apresentação
Uma apresentação pode ser planejada com quatro etapas essenciais:

  Introdução

  Preparação

  Assunto Central

  Conclusão

Introdução
A introdução é a primeira parte da apresentação. É o momento em que nos dedicaremos a conquistar os ouvintes. Nesta etapa nosso objetivo deve ser o de conquistar:

  A simpatia, a torcida, a benevolência os ouvintes;

  A atenção, o interesse da platéia;

  A docilidade, quebrando as resistências do público.

Preparação
A preparação é o momento em que nos dedicaremos para facilitar o entendimento dos ouvintes. Nesta etapa deveremos analisar até que ponto a platéia conhece as informações que iremos transmitir e orientar as pessoas com o objetivo de ajudá-las a compreender com mais facilidade o assunto que será apresentado. É nesta etapa que iremos revelar qual o assunto a ser desenvolvido, qual o problema a ser solucionado e quais as partes do assunto que iremos expor.

Assunto central
O assunto central é a parte mais importante de uma apresentação, pois é o objetivo maior da exposição. Nesta etapa iremos aplicar as informações que foram indicadas na preparação, desenvolvendo o assunto que foi proposto, solucionando o problema levantado e cumprindo as partes que foram prometidas. Ainda no assunto central, apresentaremos os argumentos e refutaremos as possíveis objeções do público.

Conclusão
A conclusão é a parte da apresentação em que faremos uma recapitulação da essência da mensagem e levaremos os ouvintes a refletir ou agir de acordo com as nossas propostas. Vimos quais são as quatro etapas de uma apresentação, o conceito de cada uma delas e seus objetivos. A partir dos próximos artigos vamos estudar como estruturar cada uma delas. Se você tiver interesse em se aprofundar nesse tema leia o livro “Assim é que se fala – como organizar a fala e transmitir idéias”, acompanhado de um CD, que publiquei pela Editora Saraiva.

Integer ultrices pulvinar sem et lacinia. Mauris sed magna nibh. Suspendisse vestibulum dui libero, sit amet feugiat velit iaculis vel. Aliquam fermentum id ipsum congue facilisis. Aliquam ac nisl diam. Praesent ac euismod diam. Duis nec lorem efficitur, malesuada orci at, dictum libero. Mauris congue suscipit dolor, id auctor ligula lobortis a.

Deixe uma resposta

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA