< Página Anterior

29 abr 2024

Cuidado com a Internet

Reinaldo Polito

Essa semana a imprensa noticiou um fato muito curioso. A troca de mensagens pelo MSN entre dois servidores da justiça acabou sendo publicada por engano no Diário Oficial do Estado. Nessa “conversa” eles desceram o cacete no chefe e trocaram informações quase que confidenciais.

Pouco depois descobriram que tudo não passou de uma armação de um outro colega invejoso que queria puxar o tapete de um deles.

Independentemente do que tenha ocorrido com os dois funcionários públicos, ou de quem tenha sido a culpa, o fato nos trouxe uma boa lição – ter cuidado com a Internet.

Coincidentemente nessa mesma semana tive uma experiência que mostra bem como devemos redobrar nossa vigilância ao usar a Internet. Um pequeno engano ao apertar uma tecla ou ao digitar um nome pode acarretar conseqüências inesperadas.

Recebi e-mail de um leitor de meus textos pedindo conselhos sobre um problema de relacionamento entre ele e o sócio. Embora questões como essa não sejam da minha especialidade, dei algumas sugestões a ele, mais ou menos como eu agiria no seu lugar.

Como sou muito amigo do Max Gehringer, encaminhei a pergunta do leitor e a minha resposta para que fizesse uma avaliação, já que ele é uma das maiores autoridades em relacionamento corporativo de todo o país. Na verdade, não conheço ninguém mais competente do que ele para tratar desse tipo de assunto.

Surpresa. O Max me respondeu dizendo que o mesmo leitor havia feito a ele exatamente a mesma pergunta. Ou seja, mandou o mesmo e-mail para mim e para ele.

Ele fez algumas considerações à forma como orientei o leitor e, para minha satisfação, julgou que os conselhos foram bons.

Observando melhor o e-mail do leitor descobri que no meio da mensagem ao invés de escrever Polito, ele escreveu Max.

Veja que mundinho é esse. Como é que ele poderia imaginar que estava fazendo a mesma pergunta para duas pessoas amigas se, aparentemente, uma não tinha nada a ver com a outra?

Como o Max é um cara direto e não gosta de assunto atravessado, informou ao leitor o que havia acontecido com a mensagem.

Não houve nenhuma conseqüência negativa para ninguém, mas em outras circunstâncias talvez pudesse ocorrer algum problema com desdobramentos prejudiciais.

Em vista de histórias como essas, todo cuidado é pouco quando você lidar com a Internet. Um passo em falso poderá fazer com que você se arrependa para sempre.

Deixe um comentário

AULA DE APRESENTAÇÃO GRATUITA